Ocorreu nesta segunda-feira (05/08), a Convenção do PDT e Avante, que definiu o futuro do sobrenome Felini nas Eleições deste ano. Enelvo Felini (PDT) e Junior Felini (AVANTE), abriram mão da candidatura na chapa majoritária para apoiar o candidato do PL, Rodrigo Basso, com Chris Fiuza (MDB) como vice.
Em conversa com a reportagem da Rádio Pindorama Jota FM 100.7, o ex-prefeito e Vice-Presidente Estadual do PDT, Enelvo Felini, ressaltou a história longa com Ari Basso, e que conversou com a família e o grupo político. “Mostrei que meu grupo era o menor dos três e eu teria um sacrifício grande de carregar essa peteca até o final”, disse ele, acrescentando que sentiu que era o momento da união em prol da cidade, e por isso recuou. Sobre seu filho, Junior Felini, ter aberto mão da candidatura a vereador, Enelvo disse: “a grandeza do Enelvo Junior foi muita grande. Por ser jovem... Me honrou e me admirou”, disse Enelvo. “Ele queria ser o nosso prefeito e tem qualidade pra isso. Não foi o momento, vamos respeitar o momento”, acrescentou o ex-prefeito.
Em relação á ideologias partidárias diferentes entre PL e PDT, Enelvo Felini disse esperar que caso eleito, Rodrigo Basso governe sem radicalismos. “Não quero radicalismo. O Brasil não deve ser governado por direita e esquerda, e sim por pessoas que representam um partido e façam bem a todos”.
Rodrigo Basso conseguiu colocar do mesmo lado, Enelvo Felini e Daltro Fiuza. A junção é histórica tanto pelo fato de vermos dois sobrenomes como Basso e Fiuza juntos pela primeira vez, como por ter no mesmo palanque PL e PDT. O desafio maior agora para Basso, será conversar com todas essas bases de lideranças tão diferentes.
Junior Felini desistiu da candidatura até mesmo ao cargo de vereador, deixando em aberto como será o futuro do sobrenome no município, ao mesmo tempo que também aumenta um pouco as chances de alguém novo do grupo PDT-AVANTE se alçar a uma vaga no Legislativo. Se não houver espaço numa eventual administração no futuro, a família Felini poderá não participar diretamente do executivo ou legislativo depois do pleito deste ano, já que não terá nenhum candidato para a disputa.
Já a família Fiuza, que também abriu mão de encabeçar a chapa na disputa pela prefeitura, indicou a vice, Chris Fiuza. Uma neta de Daltro também será candidata a vereadora, o que pode indicar uma maior chance de a família Fiuza continuar com algum cargo eletivo a partir de janeiro.
A atual prefeita, Vanda Camilo, não obstante, conseguiu reunir - também historicamente, partidos de ideologias distintas, sendo alguns tradicionalmente adversários. A chapa encabeçada pelo PP, tem Nelio Paim, do PSD, como vice. Progressistas, PSD, PSDB, PSB, PT, PCdoB, PV, Cidadania e Podemos, colocaram na Convenção que oficializou os nomes de Vanda e Nelinho para a disputa, importantes lideranças do Estado: O governador Eduardo Riedel; os Senadores Nelsinho Trad, Soraya Thronike e Tereza Cristina; o Deputado Estadual e Presidente da Assembléia Legislativa, Gerson Claro, dentre outros.
A temporada de Convenções partidárias das Eleições 2024 terminou. Agora os partidos precisam registrar as candidaturas tanto dos cargos a prefeito e vice, como de vereadores, até dia 15 de agosto. No dia16 de agosto começa o período de propaganda eleitoral.
A Radio Pindorama Jota FM continua acompanhando todos os acontecimentos, trazendo a cobertura completa, pra você cidadão exercer a sua liberdade com a informação de que precisa.