Maior produtora de grãos de MS, Maracaju completa 97 anos

Famosa também por festa gastronômica, a cidade comemora sua emancipação político-administrativa

11 JUN 2021Por Campo Grande News 08h14

Maracaju, distante 160 km de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira (11) seus 97 anos de emancipação político-administrativa, conquistada em 1928, quando a cidade deixou de pertencer a Nioaque.


O município nasceu da transferência de uma farmácia durante o surto de malária de 1923 para a região, o estabelecimento que ficava na cidade vizinha, Sidrolândia, se mudou para as terras onde hoje se ergue a cidade de Maracaju, a pedido de moradores.
O dono da farmácia, João Pedro Fernandes, conhecido por seu espírito empreendedor, procurou instalar também uma escola nas terras, e com o apoio dos moradores organizou a “Sociedade Incentivadora da Instrução de Maracaju”, instalada em 25 de dezembro de 1923.

A Festa da Linguiça de Maracaju, que hoje é intitulada a maior festa gastronômica do estado, acontece desde 1994, e trouxe fama à cidade que costuma receber de 20 a 25 mil pessoas durante as edições anuais do evento.

Maior produtora de grãos de soja e milho do Estado, a cidade se desenvolveu muito economicamente com a agricultura e pecuária, tendo como base as culturas de soja, milho e cana de açúcar.

No último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município apareceu como a 3ª maior economia do Estado e como 11º maior produtor de soja do Brasil. A população estimada da cidade em 2020 era de 48.022 pessoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também