OUÇA: Nova Corguinho é criada, e Sidrolândia passa a ter 7 aldeias indígenas

Venício Jorge, do Conselho Tribal da nova aldeia, falou ao RONDA DA CIDADE da Rádio Pindorama Jota FM 100,7 MHz. E o cacique Messias Sol Dias, da Córrego do Meio, fez contato e contesta legitimidade. Confira!

01 NOV 2021Por Mauro Silva08h10

Lideranças estão comunicando às autoridades e instituições de Sidrolândia, a criação da 7ª aldeia indígena do município. A Nova Corguinho está reconhecida e homologada pela Funai, com um território reivindicado da Córrego do Meio.

O presidente do Conselho Tribal, Venício Jorge, concedeu entrevista ao Jornal Ronda da Cidade da Rádio Pindorama Jota FM 100,7 MHz, para tornar pública a existência da nova comunidade indígena.

Com 54 famílias, a Nova Corguinho surge com aproximadamente 150 moradores, em área e população que eram integradas à Aldeia Córrego do Meio.

De acordo com Venício, ao Ronda da Cidade, o nome foi escolhido pela relação com a comunidade desmembrada. Apesar de existir internamente desde 2017, somente agora é que as lideranças tiveram a iniciativa de reivindicar a área à Córrego do Meio e encaminhar a solicitação à Funai, que por sua vez, reconheceu e homologou a Nova Corguinho.

O próximo passo, de acordo com Venício, será estreitar relações com o Poder Público, para tratar diretamente as questões básicas de necessidade da comunidade, relacionadas às áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, lazer.

O cacique da Aldeia Nova Corguinho é Agenor Honorato Lopes, tendo como vice-presidente, Ademir Clementino, e secretário, Oziel Antônio.

Agora, Sidrolândia possui as Aldeias: Tereré, Nova Tereré, Nova Nascente, 10 de Maio, Lagoinha, Nova Nascente e Nova Corguinho.

Cacique da Córrego do Meio contesta legitimidade

Logo após a veiculação da entrevista de Venício, o cacique Messias Sol Dias, da Aldeia Córrego do Meio, fez contato pelo aplicativo WhatsApp com o jornalismo da emissora. Em princípio, limitou-se a escrever que: “A funai não pode reconhecer ALDEIA”, “Somos apenas 5 aldeias e 5 CACIQUES De Sidrolândia”.

Convidado para defender seu ponto de vista, em entrevista ao Jornal Ronda da Cidade, Messias agradeceu gentilmente, e disse que avaliará a possibilidade.

Ouça a entrevista de Venício ao Ronda da Cidade

Rádio Jota FM · Lideranças anunciam a Nova Corguinho, mais uma aldeia indígena em Sidrolândia

Deixe seu Comentário

Leia Também