A Prefeitura Municipal de Sidrolândia divulgou o calendário e os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício 2025. O imposto poderá ser parcelado em até seis vezes, com a primeira parcela vencendo em 10 de fevereiro de 2025. O desconto oferecido é de 20% aos contribuintes que optarem pelo pagamento á vista, e 10% para o pagamento parcelado. Os descontos são válidos para quem está em dia com o fisco municipal. O IPTU foi reajustado esse ano em 4,38%, seguindo o índice de inflação com base no IPCA-E.
As opções de pagamento são boleto bancário e online (como PIX). Além disso, aqueles que discordarem do valor do IPTU poderão apresentar contestação até o vencimento da primeira parcela.
Esse ano não haverá entrega dos carnês de IPTU impressos. Para acessar as informações relativas ao IPTU, pagamento online - a vista ou parcelado, e emissão da guia de pagamento, é necessário acessar o site da prefeitura de Sidrolândia, no campo “Contribuinte”, que vai direcionar para a página onde a pessoa escolhe o tipo de serviço que quer acessar. Atenção para o site oficial, e cuidado com os golpes: www.sidrolandia.ms.gov.br. Também está disponível um número de WhatsApp exclusivamente para atendimento do IPTU: 67 99673-4914, e diretamente na Divisão de Fiscalização e Tributação, na rua Santa Catarina, 244, Centro, que funciona das 07h às 15h, sem intervalo.
Apesar de não haver entrega dos carnês impressos, TODAS as repartições públicas, mesmo aquelas de outros setores, como Postos de Saúde, Escolas, CRAS, e quaisquer outras, estarão preparadas para fazer a impressão do das guias de pagamento do IPTU para os contribuintes, mediante apresentação dos documentos necessários para identificação. Ainda de acordo com as informações, o prefeito Rodrigo Basso deverá pessoalmente (através das redes sociais oficiais da prefeitura), explicar os detalhes da novidade, mas o cidadão já pode procurar as repartições públicas para a impressão das guias.
Além desta, outra novidade desse ano é a data de vencimento do IPTU. Isso porque, um decreto no último dia do ano de 2024, da então prefeita Vanda Camilo, estipulava o vencimento das parcelas do IPTU a partir de 12 de março pra 2025, data que agora foi antecipada para o dia 10 do mês que vem. Neste mesmo decreto de dezembro de 2024, também foram estipulados o reajuste de 4,38%, o número de parcelas, que são 6, e também os descontos de 10% parcelado, e 20% a vista. Com a data de vencimento mais “apertada”, a possibilidade de acessar a guia de pagamento em qualquer repartição pública, pode representar uma facilidade para o contribuinte.
Horários de Atendimento
O atendimento no Paço Municipal – onde fica o gabinete do prefeito, segue restrito ao público desde a primeira semana do mês de janeiro, com previsão de 90 dias, mas todos os demais setores públicos seguem com seus atendimentos normalmente, das 07h às 11h e das 13h às 17h, e o setor de Fiscalização e Tributação, das 07h às 15h.