Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (5) a Prefeitura de Sidrolândia deslocou uma equipe da Secretaria de Infraestrutura para intervir em pontos críticos da principal estrada de acesso e escoamento da produção da região do Capão Bonito.
Desde segunda-feira tem circulado pelas redes sociais fotografias e vídeos com caminhões atolados, puxados por tratores, nesta estrada vicinal que dá acesso a estrada da Gameleira e daí a MS-258 e BR-060.
A região concentra aviários, pecuária e produção soja e há mais de dois anos os moradores tem dificuldades para atravessar esta estrada. Antes das 8 horas da manhã de hoje, a 10 produtores já estavam no Paço Municipal na expectativa de serem recebidos pelo prefeito Marcelo Ascoli e cobrar dele providências. Foram recebidos pelo procurador Luiz Palermo.
Palermo se queixou da falta de apoio do Governo do Estado, que apesar das inúmeras solicitações feitas ao longo dos últimos três anos, não promoveu algumas intervenções , como elevação do gread da estrada, abertura de caixas de escoamento da enxurrada e cascalhamento.
O procurador relatou as dificuldades do município com o sucateamento do seu parque rodoviário. Anteviu um cenário diferente a partir de 2021, com a compra de caminhões e máquinas, adquiridas com os recursos do Finisa em fase final de contratação junto à Caixa Econômica Federal.
Diante da proposta do vereador Edno Ribas de se repetir a experiência de 2016, quando um grupo de produtores da região do Vista Alegre contribuiu com R$ 10 mil para abastecer com óleo diesel as máquinas da Prefeitura deslocadas para a região, o produtor Ivari Giocomin, criticou a ideia. “Temos uma carga tributária de 40%. Quem sustenta o município é o imposto paga pelo agronegócio. Por que então, nos isenta de IPVA e entrega a manutenção da rodovia aos produtores”, sugeriu.