Programa Movimenta Juventude abre inscrições de cursos para jovens do assentamento

O Programa Movimenta Juventude, abriu nesta terça-feira (15), inscrições para os cursos de implantação e manejo de horta; fruticultura; viagem ao mundo do empreendedorismo; empreendedorismo digital e profissões do futuro e comunicação e marketing

15 JUN 2021Por ms.gov 15h51

Lançado recentemente pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, o Programa Movimenta Juventude, abriu nesta terça-feira (15), inscrições para os cursos de implantação e manejo de horta; fruticultura; viagem ao mundo do empreendedorismo; empreendedorismo digital e profissões do futuro e comunicação e marketing, para jovens do Assentamento Sete de Setembro, do município de Terenos.

Os cursos serão realizados em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS).

“Esse primeiro módulo de cursos destinamos aos jovens do Assentamento Sete de Setembro, após um estudo que envolveu público-alvo e logística em tempos de pandemia. O Movimenta Juventude é um programa elaborado para contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócios, com foco nas oportunidades locais e regionais”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.

O Programa Movimenta Juventude tem como objetivo levar aos jovens de 15 a 29 anos, uma melhor qualidade de vida nos 79 municípios, fazendo com que utilizem seus recursos próprios para a geração de renda, inserindo-os no mundo do empreendedorismo. Fazendo assim com que esses jovens, não desistam de suas vidas na área rural em busca de oportunidades na área urbana.

Para o diretor de operações do SEBRAE-MS, Tito Estanqueiro, a parceria com o Governo do Estado e Famasul vem em um momento único, no qual os jovens precisam desse incentivo. “Para nós do Sebrae, juntamente com a Famasul é uma honra estarmos associados num momento deste. Pois o empreendedorismo é a mola propulsora do desenvolvimento econômico.  Mas as vezes não está ao alcance de todos e essa iniciativa vislumbra a oportunidade de levar para os jovens de 15 a 29 anos que muitas vezes vivem situações difíceis, esse conhecimento que é fundamental, porque quem quer empreender precisa ter conhecimento. ”

“Nós da Famasul e Senar já viemos de certa forma movimentando essa juventude por meio de cursos e programas e estar parceiros desse programa é uma satisfação para nós e ele vem para reforçar as ações que desenvolvemos “, complementa o gerente técnico do sistema Famasul, José Paduá.

Para realizar a inscrição o jovem deve acessar o link o link: http://www.cursos.ms.gov.br/Subjuv até o dia 30 de junho. As aulas estão previstas para serem realizadas entre os dias 05 de julho a 24 de julho, de forma presencial e respeitando todas as medidas de biossegurança em relação a Covid.

O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura João César Mattogrosso, secretaria a qual a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude é subordinada reforça que, “o Governo do Estado tem investido na ampliação das pautas que envolvem políticas públicas para juventude e é muito bacana que esse projeto esteja sendo realizado em tantas mãos. O Movimenta Juventude vai levar para os jovens que estão em assentamentos, comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas a visão e a noção do empreendedorismo. Queremos oferecer perspectivas de futuro como empreendedor rural aos jovens que vivem nessas comunidades. ”

Informações sobre o programa e inscrições através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9141.

Deixe seu Comentário

Leia Também