SAÚDE: População poderá procurar atendimento médico até às  21 horas

07 JAN 202206h39

Saúde vai estender até às 21  atendimento em 2 postos para desafogar UPA.
A partir desta sexta-feira (7) a população de Sidrolândia poderá procurar atendimento médico até às  21 horas nos postos de saúde dos bairros Jandaia e São Bento. A Secretaria Municipal de Saúde decidiu adotar o horário estendido nestas unidades até dia 21, de segunda a sexta-feira, para atender os pacientes com sintomas gripais  e respiratórios.

 

O objetivo é  desafogar a UPA por onde tem passado diariamente quase 500 pacientes, mais da metade deles gripados.


Segundo a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, a  partir 17 horas serão distribuídas senhas para quem esteja com sintomas gripais e respiratórios. Cada unidade terá um médico e a  equipe de enfermagem. Se a demanda por atendimento não for normalizada depois do dia 21, o horário estendido será mantido o tempo necessário.


Nos próximos 10 dias, durante o período normal de funcionamento dos postos, das 8 às 11 e das 13  às 18 horas,  a prioridade será atender os pacientes com sintomas respiratórios. Por conta desta estratégia emergencial  serão adiados alguns exames  preventivos  para acompanhamento de rotina de pacientes das unidades. 


Mais da metade dos pacientes que procuram atendimento na UPA está com sintomas gripais. Nas últimas 24 horas, por exemplo, das 431 pessoas atendidas, 256 estavam com febre, dor no corpo e coriza. Com este aumento da demanda, mesmo com 3 médicos plantonistas, muita gente tem de  esperar mais de uma hora para passar pela consulta. Em postos como o do São Bento, só num dia a foram feitos 90 atendimentos de casos suspeitos de influenza. Até agora só foram confirmados  em Sidrolândia, por exames laboratoriais, 4 casos de influenza a H2N3, três pacientes estão internados, um está curado e há  dois casos sob investigação.


Com o reforço no atendimento, além da vacinação, a expectativa é reduzir a circulação do vírus. Nesta sexta-feira haverá vacina contra influenza no posto de saúde do Jandaia e nas unidades rurais.

Deixe seu Comentário

Leia Também