Taxistas, mototaxistas, comércio em Sidrolândia sofrem perdas com Coronavírus

Medidas para restrição à circulação para evitar aglomerações, e a própria reação das pessoas à COVID-19, resultam em queda brusca no fluxo de clientes

09 ABR 2020Por Mauro Silva10h16

A reportagem do Jornal Ronda da Cidade da Rádio Pindorama Jota FM 100,7 Mhz foi às ruas de Sidrolândia nesta semana para saber de segmentos importantes como está o fluxo de clientes e o movimento financeiro com a pandemia da COVID-19.

Taxistas, mototaxistas e comerciantes de estabelecimentos cujo fluxo maior de clientes ou de funcionamento é no período noturno, entrevistados pela emissora, manifestaram apreensão com o momento atual após constatarem forte retração de público e queda brusca na receita.

Eles atribuem o momento ao temor das pessoas em sair às ruas por causa do risco do contágio, mas também às medidas restritivas adotadas pelo Estado e Município através de Decretos, que restringem a circulação de pessoas e o toque de recolher, que em Sidrolândia é das 20h às 4h.

Alguns estabelecimentos começaram a demitir funcionários, outros deram férias, e há comerciantes que já não estão conseguindo equilibrar a relação receita/despesa mensal e por isso estão escolhendo qual conta pagar, deixando outras em atraso para quitar quando entrar dinheiro no caixa.   

A crise se tornou uma forte ameaça ao funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais pela cidade, e conforme a Organização Mundial do Comércio (OMC), esta é uma realidade em todo o planeta, com previsão de retração ao longo de 2020, e volta à normalidade somente em 2021.    

Já os taxistas e mototaxistas lamentam o fechamento da entrada das aldeias indígenas, onde vive parte significativa dos clientes, ao mesmo tempo em que apontam o toque de recolher e o isolamento social como fatores cruciais para a queda no movimento e a retração da receita com as ‘corridas’.

Esses profissionais já estão sentindo a escassez de dinheiro em casa, com as dificuldades para pagar contas.

A maioria dos entrevistados querem a extensão do horário do toque de recolher para 22h para viabilizar a presença de clientes no comércio até mais tarde, e possibilitar maior circulação de pessoas para atendimento pelos taxistas e mototaxistas.   

Horário está mantido

A Prefeitura anunciou nesta semana, a manutenção do horário do toque de recolher, conforme o Decreto Municipal, das 20h às 4h.

E como novidade, o documento que tem por finalidade prevenir e fazer o enfrentamento à COVID-19 em Sidrolândia, teve publicado no Diário Oficial dos Municípios na terça-feira (07/04), a proibição da presença de crianças (até 12 anos, conforme o ECA) em supermercados e estabelecimentos de grande fluxo, e dois horários para idosos e outros integrantes do grupo de risco irem às compras ou para afazeres fora de casa, que são, das 8h às 10h e 14h às 16h.

A fiscalização promete ser rigorosa para que estas novas medidas sejam cumpridas junto ao comércio local, sob pena de punições previstas em legislação, aos estabelecimentos.

Deixe seu Comentário

Leia Também