Parceria entre Estado e APAE atendeu mais de 710 mil gestantes

06 DEZ 2019Por kfernandes08h46

http://www.ms.gov.br/wp-content/uploads/sites/150/2019/12/05.12.19-PARCERIA-APAE-PORTAL.mp3

Campo Grande (MS) – Uma parceria entre o Governo do Estado e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande, já possibilitou que quase 11 milhões de exames de Triagem de Pré-Natal fossem realizados em mais de 700 mil gestantes.

Utilizando como material biológico o sangue seco em papel-filtro, o exame é feito com o objetivo de identificar problemas de saúde tanto da mulher quanto do bebê e integram o Programa Estadual de Proteção à Gestante de Mato Grosso do Sul (PEPG/MS). Com isso, cada vez mais gestantes têm acesso ao pré-natal, e ainda é possível reduzir a mortalidade materno-infantil no Estado.

Realizando uma média de 3,2 mil triagens por mês, o PEPG/MS cobriu 93,24% do total de gestantes do Estado, desde que teve início, e é dividido em três etapas: na primeira, é feita a triagem pré-natal, por meio da coleta de algumas gotas de sangue do dedo da gestante, que são colocadas em papel-filtro. Na segunda, ocorre a confirmação do diagnóstico em exames laboratoriais; e na terceira, é ofertado o acompanhamento e tratamento a todas as gestantes dos 79 municípios do Estado.

A triagem pré-natal garantida pelo Programa oferta a realização exames que detectam toxoplasmose, rubéola, doenças da inclusão citomegálica, sífilis, aids, Doença de Chagas, hepatite B e C, HTLV, hipotireoidismo e hemoglobinopatias.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também