Com apoio de 3 caciques, Genivaldo Alcântara pode assumir Fundação Indígena

12 FEV 202015h58

Embora o prefeito Marcelo Ascoli ainda não tenha assinado a exoneração do atual presidente, Otoniel Gabriel, ele já não tem o apoio da maioria do colegiado de 5 caciques das aldeias de Sidrolândia . Segundo o vereador Otacir Figueiredo, os caciques das aldeias Tereré, Nova Tereré e 10 de Maio, são favoráveis a nomeação de Genivaldo Alcântara, que é cunhado do vereador.

Na manhã desta quarta-feira 50 indígenas invadiram o Paço Municipal para cobrar a saída de Otoniel. Só saíram de lá, após o procurador jurídico Luiz Palermo, apresentar uma portaria, a ser assinada pelo prefeito,  com a nomeação de Genivaldo e a demissão de Otoniel.

Criada em 2018, a partir de projeto do vereador Otacir Figueiredo, que é terena, tem sido alvo de disputa entre as diferentes lideranças das comunidades indígenas. Há dois anos, situação semelhante aconteceu.  Um grupo invadiu o gabinete e só após o secretário de Governo, Clayton Ortega, apresentar uma versão de portaria com mudança do residente.

O  vereador Otacir  não aprovou a escolha de Otoniel Gabriel para comandar a autarquia, foi  criado o cargo do adjunto (com o mesmo salário do presidente, R$ 3.200,00). Para o posto foi escolhido Josimar Clementino, assessor de Gringo, na Câmara. Há 90 dias, Josimar rompeu com o seu apadrinho político e manifestou intenção de disputar uma vaga na Câmara. Isto lhe custou o cargo e ele acabou substituído por Antônio Figueiredo, nova indicação do vereador.

Deixe seu Comentário

Leia Também