Terezinha Ferraz, Lider do Projeto Aparecida do Taboado em doação, participou na manhã desta segunda-feira (14), do Programa Ronda da Cidade, da Rádio JOTA FM, 99.5, sendo na ocasião entrevistada pelos apresentadores do Programa, os Radialistas Evanildo Corrêa e Celso Albuquerque.
Terezinha falou sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado na data de hoje.
O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.
A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:
- Estar alimentado. ...
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.
Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.
Finalizou agradecendo a Equipe de Jornalismo da Rádio JOTA FM, 99.5, pela parceria e conclamou a população Aparecidense a virem se juntar ao Projeto Aparecida do Taboado em Doação, pois doar sangue é um ato de amor.
Aparecida do Taboado em Doação. Juntos podemos salvar vidas!
Seja um doador de sangue e medula óssea.
Mais informações: 67-98187.7672 (Terezinha), 67-99831.1814 (Mônica)

Paranaíba Paranaíba realiza bazar solidário para ajudar animais resgatados
Feira do produtor amplia atrações e fortalece o comércio em Aparecida do Taboado
Inocência Inocência passa a oferecer tratamento de canal na rede pública de saúde
Santa Fé do Sul AtivEduca arrecada leite e R$ 1 mil para famílias em Santa Fé do Sul