STJ manda reabrir inquérito sobre espionagem da Paper Excellence contra J&F

A ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a transferência para a Justiça Federal de Brasília da investigação sobre o hackeamento de comunicações entre executivos e advogados da Eldorado Celulose e da J&F Investimentos.

11 JAN 2024 Por Redação Ap.Taboado 14h33

A ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a transferência para a Justiça Federal de Brasília da investigação sobre o hackeamento de comunicações entre executivos e advogados da Eldorado Celulose e da J&F Investimentos. O hackeamento teria ocorrido em meio à disputa com a indonésia Paper Excellence, suspeita de estar por trás do ato clandestino. 

A decisão da ministra foi influenciada por um precedente do Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2023. Naquela ocasião, o ministro Alexandre de Moraes assegurou a manutenção do sigilo das comunicações entre advogados e gestores da Americanas, limitando o acesso da Justiça de São Paulo aos e-mails e documentos relacionados ao caso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De acordo com Daniela Teixeira, é crucial investigar se ocorreu um crime de divulgação de segredo no caso da Eldorado, uma competência atribuída à Justiça Federal, e não estadual. 

A polícia civil de Diadema, na Grande São Paulo, identificou que, entre 2019 e 2020, servidores do grupo J&F foram invadidos, resultando no acesso não autorizado a mais de 70 mil e-mails entre diretores das empresas e seus advogados. Apesar das evidências e da confissão dos hackers, o Ministério Público de São Paulo decidiu pelo arquivamento do inquérito, deixando diversas diligências pendentes.
 

Leia Também