No Ronda da Cidade desta terça feira(6) entrevistamos ele Márcio Cristiano Paroba que nos contou um pouco sobre seu trabalho incluindo a experiencia da ultima segunda feira , enquanto tentávamos contato, acompanhamos a importância do trabalho desenvolvido por vocês no mutirão realizado na aldeia indígena em Dourados. Como foi essa experiência?Foi uma oportunidade incrível. Estivemos lá na abertura do mutirão, uma semana inteira dedicada à identificação civil da população indígena. Apesar da timidez natural, tudo transcorreu tranquilamente.
É notável o papel da identificação civil na cidadania. Como o Instituto de Identificação contribui para isso?
O documento de identidade, o RG, é fundamental para o exercício da cidadania. É através dele que garantimos direitos e acesso a serviços. Nosso trabalho é essencial para fornecer esse documento à população.
E sobre a nova Carteira de Identidade Nacional, como o senhor vê essa mudança?
A nova carteira, que passou a ser adotada em todo o Brasil desde janeiro, traz algumas mudanças importantes, como a substituição do número do RG pelo CPF e a inclusão da data de validade. Essa atualização visa aprimorar o documento e facilitar sua utilização.
E houve alguma preocupação quanto ao futuro da profissão de papiloscopista?
Não, a papiloscopia é uma profissão centenária, fundamental para a identificação civil e criminal. Ela não está fadada a desaparecer, pois sua importância é inegável.
Quando vocês capturam as impressões digitais, estão, de fato, nos identificando, correto?
Sim, ao capturar as impressões digitais, estamos realizando a identificação civil, garantindo a segurança e a confiabilidade dos registros.
Agradecemos imensamente a participação do Senhor Márcio Cristiano Paroba, diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, por compartilhar conosco sua experiência e conhecimento sobre esse tema tão relevante para a cidadania e segurança pública.
E a você, caro ouvinte, continuaremos acompanhando de perto os desdobramentos e avanços na área da identificação civil em nosso estado e país.

Aparecida do taboado Biólogo alerta para cuidados com arraias, escorpiões e serpentes
Santa Fé do Sul Santa Fé do Sul anuncia programação do Sonho de Natal 2026
Aparecida do Taboado Novembro Azul terá atendimento médico noturno em Aparecida do Taboado no dia 25
Aparecida do Taboado SIMTED promove festa de confraternização para associados neste sábado em Apa do Taboado