Plano Municipal de Saneamento Básico: Entrevista com Membro do S.O.S Rio Parana

Ativista do SOS Rio Paraná denuncia falta de participação da sociedade civil na elaboração do plano e expressa preocupações.

14 FEV 2024 Por Redação Ap.Taboado 17h08

Em Aparecida do Taboado, a luta pela preservação ambiental e a melhoria do tratamento de esgoto enfrenta obstáculos. Pedro, ativista do S.O.S Rio Paraná, denuncia a falta de consideração do poder público pelas propostas do grupo.

Apesar da Audiência Pública marcada para 16 de fevereiro, a decisão final cabe ao prefeito municipal, o que gera preocupação entre os ativistas.

Pedro enfatiza a importância de aliar desenvolvimento urbano à sustentabilidade ambiental, criticando a gestão atual e a anterior por negligenciar o meio ambiente. Alerta para a necessidade futura de expansão da estação de tratamento de esgoto, destacando os desafios para diluir o esgoto lançado próximo às margens.

Segundo ele, a responsabilidade pelo tratamento de esgoto recai sobre o Poder Executivo, que, na visão do ativista, carece de uma postura colaborativa com a preservação ambiental. A situação destaca um impasse entre o desenvolvimento desejado pela cidade e a urgência de práticas sustentáveis que garantam a saúde do meio ambiente para gerações futuras.

Leia Também