Mato Grosso do Sul, apenas duas cidades atingem meta de vacinação contra a dengue

Esforços e desafios na imunização contra a dengue revelam panorama estadual variado

02 JUN 2024 Por Redação Ap.Taboado 12h00

A campanha de vacinação contra a dengue em Mato Grosso do Sul avança a passos lentos, revelando um cenário preocupante cerca de quatro meses após o início da sua disponibilidade no estado. Segundo dados do boletim epidemiológico da dengue, publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, apenas duas cidades, Novo Horizonte do Sul e Dois Irmãos do Buriti, conseguiram vacinar 50% ou mais da população-alvo, composta por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, até 24 de maio.

Até essa data, Novo Horizonte do Sul havia imunizado 65,62% do público apto, totalizando 317 indivíduos. Enquanto isso, Dois Irmãos do Buriti alcançou 50,18% da meta, vacinando 821 pessoas nessa faixa etária. Campo Grande, embora tenha imunizado o maior número absoluto de pessoas (61.139), representando 19,89% do público elegível, ainda está abaixo da meta.

Dourados, em parceria com a fabricante da vacina, a Takeda, optou por uma abordagem diferente, disponibilizando as doses para toda a população entre 4 e 59 anos. Em abril, a prefeitura informou que mais de 50 mil pessoas haviam recebido a primeira dose.

A vacina, chamada Dengvaxia, é a única disponível no Brasil para prevenir casos graves da doença. Entretanto, devido às restrições indicadas na bula, os idosos foram excluídos da campanha, sendo o grupo mais vulnerável para complicações. Assim, as crianças e adolescentes, segundo grupo com mais taxas de hospitalização, foram priorizados inicialmente, devido à escassez de doses para atender toda a população.

O esquema vacinal é composto por duas doses, sendo a segunda administrada três meses após a primeira imunização. Uma nova atualização dos dados está prevista para 5 de junho, possibilitando uma análise mais precisa do progresso da campanha de vacinação contra a dengue em Mato Grosso do Sul.

Leia Também