Febre Oropouche: MS registra 1º caso na história

Entenda a doença com sintomas iguais da dengue

15 JUN 2024 Por Redação Ap.Taboado 10h55

Mato Grosso do Sul confirmou o primeiro caso de febre do oropouche de sua história. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou a informação na quarta-feira (12), destacando que a paciente, uma mulher de 42 anos de Campo Grande, começou a apresentar sintomas após uma viagem à Bahia.

Segundo a SES, a paciente pode ter contraído a doença no estado nordestino, que já registrou mais de 600 casos confirmados neste ano. A febre do oropouche possui sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dor de cabeça e dores musculares, sendo transmitida por mosquitos, principalmente o Culicoides paraensis, conhecido como maruim. Esses mosquitos se reproduzem em locais com matéria orgânica, ao contrário do Aedes aegypti, que precisa de água para reprodução.

Jéssica Klener Lemos dos Santos, gerente técnica estadual de Doenças Endêmicas da SES, afirmou que novas coletas serão realizadas em outros pacientes para testar a presença da doença, fortalecendo assim a vigilância. “O caso registrado em Mato Grosso do Sul está sendo tratado como alóctone, que é quando a doença é importada de outra localidade. A paciente em questão fez uma viagem à Bahia recentemente”, explicou.

A SES também informou que enviou notas técnicas a todos os municípios do estado, orientando os profissionais de saúde sobre as ações de vigilância, prevenção e controle contra a febre do oropouche. A medida visa garantir que todos estejam preparados para identificar e combater possíveis novos casos da doença.

Leia Também