Região do bolsão se destaca na formação de profissionais para o setor forestal

Curso tecnólogo em Silvicultura impulsiona capacitação e atrai grande número de mulheres para o setor

30 MAR 2025 Por Nilda Telles 14h00

A região do Bolsão, em Mato Grosso do Sul, vem se consolidando como referência na formação de profissionais para o setor florestal, especialmente pela forte participação feminina no curso tecnólogo em Silvicultura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A iniciativa, fruto de uma parceria com as prefeituras de Água Clara e Ribas do Rio Pardo, além das empresas MS Florestal e Suzano, tem como objetivo qualificar trabalhadores para o manejo sustentável de florestas.

Com polos em Água Clara e Ribas do Rio Pardo, o curso é um dos poucos do país voltados exclusivamente para Silvicultura, sendo oferecido em apenas outros três estados brasileiros. “A região do Bolsão é o coração da Silvicultura no Brasil. Era fundamental termos uma capacitação mais específica e direcionada para essa área”, afirma Allan Motta Couto, coordenador do curso em Água Clara.

A formação tem duração de dois anos e meio e já conta com cerca de 40 alunos, sendo 70% mulheres que já atuam no setor, principalmente em viveiros de mudas e operações florestais. Muitas dessas estudantes são mães e chefes de família, conciliando trabalho e estudos para buscar melhores oportunidades no mercado.

Estrutura e impacto na vida das alunas

Em Água Clara, as aulas são realizadas na Escola Municipal Márcia Cristina Fioratti Javarez, que conta com salas climatizadas e equipamentos modernos, além de transporte para atividades práticas. Já em Ribas do Rio Pardo, o curso acontece na Escola Estadual João Ponce de Arruda.

Para Luzia Costa Freitas, funcionária do viveiro da MS Florestal, a formação trouxe uma nova perspectiva. “O curso abriu meus horizontes. Eu não tinha dimensão do setor de celulose, e agora vejo como funciona o processo de formação de uma floresta”, relata.

Outra aluna, Gilmara Prates, de 31 anos, concilia maternidade e trabalho enquanto estuda. “O futuro está nas minhas mãos. O que eu estou plantando hoje, quero ver crescer lá na frente”, diz emocionada.

Expansão da qualificação profissional

Além do curso tecnólogo em Silvicultura, a empresa Suzano, em parceria com o Governo do Estado, lançou programas de qualificação para estudantes do ensino médio em Ribas do Rio Pardo, incluindo o EJA Qualifica (Educação de Jovens e Adultos) e a formação de viveiristas florestais.

O tecnólogo em Silvicultura da UEMS foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma formação de nível superior. Os profissionais formados estarão aptos a atuar em inventários florestais, preservação ambiental e manejo de espécies nativas e exóticas, fortalecendo o setor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Leia Também