Reprocessamento de votos pode alterar composição da Assembleia Legislativa

Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul prevê nova totalização dos votos após a anulação de 16.884 votos atribuídos a Jerson Domingos, medida que poderá modificar a distribuição das cadeiras no Legislativo estadual.

19 OUT 2026 Por Redação Jota FM 99.5 10h45

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) tem previsão de realizar nesta quarta-feira, dia 21, às 16h30, em Campo Grande, o reprocessamento dos votos das eleições proporcionais. O procedimento consiste em recalcular a votação oficial após uma decisão judicial que determinou a retirada de votos anteriormente considerados na apuração.

A medida está relacionada a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) envolvendo a anulação de 16.884 votos atribuídos a Jerson Domingos, do União Brasil. Com a exclusão desses votos, será necessário refazer a totalização para verificar os possíveis reflexos no resultado das eleições proporcionais.

A nova contagem poderá alterar a distribuição das cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, dependendo dos cálculos realizados pela Justiça Eleitoral. Isso ocorre porque o sistema proporcional considera a votação dos partidos e federações, além dos critérios legais para definir quais candidatos ocuparão as vagas disponíveis. Uma mudança na quantidade de votos válidos pode modificar os cálculos eleitorais e, consequentemente, influenciar a composição do Legislativo estadual. No entanto, a eventual alteração dos parlamentares depende do resultado oficial do reprocessamento e da aplicação das regras previstas na legislação eleitoral.

O procedimento será conduzido pela Justiça Eleitoral, responsável por garantir que a nova totalização siga os critérios legais e reflita os efeitos da decisão judicial. Após a conclusão dos trabalhos, os resultados atualizados poderão esclarecer se haverá mudanças na composição da Assembleia Legislativa.

 

Leia Também