O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) tem previsão de realizar nesta quarta-feira, dia 21, às 16h30, em Campo Grande, o reprocessamento dos votos das eleições proporcionais. O procedimento consiste em recalcular a votação oficial após uma decisão judicial que determinou a retirada de votos anteriormente considerados na apuração.
A medida está relacionada a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) envolvendo a anulação de 16.884 votos atribuídos a Jerson Domingos, do União Brasil. Com a exclusão desses votos, será necessário refazer a totalização para verificar os possíveis reflexos no resultado das eleições proporcionais.
A nova contagem poderá alterar a distribuição das cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, dependendo dos cálculos realizados pela Justiça Eleitoral. Isso ocorre porque o sistema proporcional considera a votação dos partidos e federações, além dos critérios legais para definir quais candidatos ocuparão as vagas disponíveis. Uma mudança na quantidade de votos válidos pode modificar os cálculos eleitorais e, consequentemente, influenciar a composição do Legislativo estadual. No entanto, a eventual alteração dos parlamentares depende do resultado oficial do reprocessamento e da aplicação das regras previstas na legislação eleitoral.
O procedimento será conduzido pela Justiça Eleitoral, responsável por garantir que a nova totalização siga os critérios legais e reflita os efeitos da decisão judicial. Após a conclusão dos trabalhos, os resultados atualizados poderão esclarecer se haverá mudanças na composição da Assembleia Legislativa.

Paranaíba Paranaíba publica licitações para compra de materiais de infraestrutura e esportivos
Inocência Gasoduto da Arauco pode ter conclusão antecipada para junho de 2027
Aparecida do Taboado Programa municipal entrega óculos gratuitos em Aparecida do Taboado
Inocência Pedestre fica ferido em atropelamento na MS-112, em Inocência