Crise sanitária instalada no país preocupa Aparecida do Taboado

A situação de saúde em Aparecida do Taboado tem despertado preocupações, com um número considerável de casos relatados de várias doenças.

13 ABR 2024Por Nilda Telles07h00

A situação de saúde em Aparecida do Taboado tem despertado preocupações, com um número considerável de casos relatados de várias doenças. Entre eles, destacam-se 289 casos confirmados de Covid-19 e mais de 140 casos de dengue notificados, dos quais 29 foram confirmados. Além disso, foram identificados casos de Zika e Chikungunya, acrescentando preocupações adicionais à saúde pública local.

Juntamente com essas doenças virais, houve um aumento nos casos de síndromes respiratórias e influenza (gripe), o que coloca desafios adicionais para a comunidade em termos de saúde. A variedade de enfermidades ressalta a importância da vigilância contínua e da adoção de medidas preventivas para proteger a população contra essas ameaças à saúde.

No caso da dengue, a prevenção é crucial, sendo necessário eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, através da limpeza de quintais. Além disso, é importante destacar que a vacinação contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos em todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

Quanto às doenças respiratórias, como Covid-19 e influenza, manter as carteiras de vacinação atualizadas é de extrema importância. As vacinas disponíveis para essas doenças são ferramentas eficazes na prevenção de casos graves, complicações e óbitos.

No combate à Covid-19, é recomendada a administração das doses de reforço da vacina para todas as pessoas. Para a influenza, o grupo alvo da vacinação inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema.

Deixe seu Comentário

Leia Também