Desafios na Testagem da Covid-19

Diante do cenário de escassez de testes rápidos para Covid-19 em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu recomendações essenciais para o enfrentamento da pandemia.

19 FEV 2024Por Redação Ap.Taboado 15h00

Diante do cenário de escassez de testes rápidos para Covid-19 em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu recomendações essenciais para o enfrentamento da pandemia.  A situação, agravada pela continuidade da circulação do vírus e pelo surgimento de novas variantes, impõe desafios significativos para a saúde pública.

Desde novembro de 2023, a SES alerta sobre a limitação e o possível desabastecimento desses testes, esclarecendo que não é sua atribuição fornecer todos os testes necessários aos 79 municípios do estado. Com a priorização de testes apenas para casos graves, a SES orienta o diagnóstico clínico para sintomáticos leves e incentiva o uso de autotestes disponíveis em farmácias.

A recomendação inclui também medidas de prevenção, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a higienização das mãos e a desinfecção dos locais de trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também