Doutora Amanda Tolentino destaca a importância do diagnóstico precoce e combate ao estigma da psoría

Dra. Amanda orienta sobre psoríase e destaca a importância da conscientização e tratamento adequado para doenças de pele.

31 OUT 2024Por Redação Ap.Taboado 15h26

Na rádio JFM, a médica dermatologista Dra. Amanda Tolentino compartilhou orientações valiosas sobre psoríase e outras condições de pele, ressaltando também o impacto do Outubro Rosa e a conscientização sobre o câncer de colo de útero.

Em uma conversa franca, Dra. Amanda trouxe informações sobre o diagnóstico precoce e combate ao preconceito em torno de doenças visíveis, como a psoríase, que é marcada por manchas avermelhadas e descamações que podem provocar vergonha e isolamento social.

“É uma doença autoimune e crônica, então temos altos e baixos. Ela melhora e volta e inflama a pele, formando manchas vermelhas com escamação”, explicou a médica. Ela também desmistificou a ideia de contágio: “É uma doença do nosso próprio corpo; não se pega psoríase de outra pessoa. Mas infelizmente, pelo estigma, muitas pessoas acabam se isolando e evitando buscar ajuda.”

Com 14 anos de atuação em Aparecida do Taboado, Dra. Amanda ainda mencionou como a dermatologia não se restringe a questões estéticas, mas envolve o bem-estar integral do paciente. “É uma área que impacta a saúde mental e física. Muitas condições, como a psoríase, precisam de uma equipe multidisciplinar para apoiar o paciente em sua jornada”, relatou.

A médica abordou também sua própria experiência de superação com o câncer de mama aos 37 anos, usando sua história para enfatizar a importância dos exames regulares. “Não é porque você faz os exames que não terá a doença; é para diagnosticá-la cedo e facilitar o tratamento,” disse Dra. Amanda. Ao compartilhar essa vivência, ela espera inspirar outras mulheres a cuidarem de sua saúde e enfrentarem os desafios com coragem.

Dra. Amanda concluiu incentivando os ouvintes a procurarem ajuda ao notar sintomas de doenças de pele e a romperem o estigma. “Se você tem uma lesão persistente, procure um médico. Hoje em dia, há tratamentos que ajudam a controlar e até trazer a remissão dos sintomas”, enfatizou. Ela reforçou que as doenças de pele não devem ser escondidas, e sim tratadas com acompanhamento especializado.

Deixe seu Comentário

Leia Também