Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 2,4 pontos percentuais no número de matrículas em tempo integral na rede de ensino, passando de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2024, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep.
O crescimento foi puxado principalmente pelos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que saltaram de 10,4% para 15,5%. Os anos iniciais (1º ao 5º) também tiveram avanço, de 6,3% para 8,6%. Já na pré-escola, o número subiu de 3,5% para 4,5%.
Em contrapartida, houve uma pequena queda nas creches (de 71,5% para 69,8%) e no ensino médio (de 17,4% para 17,3%) no mesmo período.
A nível nacional, o programa “Escola em Tempo Integral” segue ampliando o número de matrículas em jornada ampliada. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o ensino médio já está próximo de atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de 25% de matrículas integrais até 2024, com o índice atual chegando a 23%.