Educação integral cresce 2,4% em MS e avança especialmente nos anos finais do fundamental

Dados do Censo Escolar mostram crescimento de matrículas em jornada ampliada entre 2022 e 2024

27 ABR 2025Por Redação Jota FM 99.514h00

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 2,4 pontos percentuais no número de matrículas em tempo integral na rede de ensino, passando de 14,9% em 2022 para 17,3% em 2024. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2024, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep.

O crescimento foi puxado principalmente pelos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que saltaram de 10,4% para 15,5%. Os anos iniciais (1º ao 5º) também tiveram avanço, de 6,3% para 8,6%. Já na pré-escola, o número subiu de 3,5% para 4,5%.

Em contrapartida, houve uma pequena queda nas creches (de 71,5% para 69,8%) e no ensino médio (de 17,4% para 17,3%) no mesmo período.

A nível nacional, o programa “Escola em Tempo Integral” segue ampliando o número de matrículas em jornada ampliada. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o ensino médio já está próximo de atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de 25% de matrículas integrais até 2024, com o índice atual chegando a 23%.

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