Devido à longa estiagem, o Corpo de Bombeiros do estado iniciou a fase de resposta da Operação Pantanal 2024, visando combater incêndios nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
A tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, informou que as ações de prevenção e preparação começaram em 2 de abril. "Hoje entramos na fase de resposta, temos equipes trabalhando exclusivamente no combate aos incêndios", disse Inoue.
No Pantanal, as operações se concentram em regiões como Forte Coimbra, onde o combate é dificultado pelos fortes ventos e vegetação densa. A estratégia inclui combate indireto e criação de aceiros. Em Paraguai Mirim, equipes monitoram áreas queimadas na propriedade Porto Laranjeira e lidam com reignição em Jatobazinho. No Porto da Manga, o incêndio está em área inacessível, levando à criação de linhas de defesa com maquinários. Em Caimasul, focos ativos são monitorados.
Estiagem Prolongada Agrava Situação
Carlos Padovani, pesquisador da Embrapa Pantanal, explicou que desde 2018 o bioma enfrenta estiagens mais longas devido às mudanças climáticas. "Este ano será extremo em termos de seca, e a preocupação é que os níveis do rio Paraguai fiquem mais baixos do que em 2020 e 2021", alertou Padovani.
A Operação Pantanal 2024 reflete os esforços das autoridades para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e proteger o Pantanal.