Proposta de Policiamento Rural será implantado em Aparecida do Taboado

O novo formato vai usar das tecnologias para garantir o patrulhamento ostensivo na zona rural

27 NOV 2019Por Jota Fm 99.508h00

 

O comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do MS, Ten. Cel. PM Gilberto Gilmar de Santana, esteve em Aparecida do Taboado na noite da última sexta-feira (22) para apresentar um novo modelo de policiamento rural que já está em curso em Paranaíba e será expandido para todos os municípios do estado a partir de 2020.

O projeto piloto será apresentado no Painel de Segurança Rural em Brasília, de 10 a 12 de dezembro, e poderá ser implantado em todo o país para padronizar o policiamento rural em âmbito nacional. Um dos principais objetivos do novo modelo de patrulhamento rural é aprimorar os padrões de procedimentos dos militares, levando maior segurança ao homem do campo e maior efetividade à região onde ele é desenvolvido.

Segundo o Ten. Cel. Santana, o novo formato vai usar das tecnologias para garantir o patrulhamento ostensivo na zona rural. Além das orientações aos moradores do campo, os militares farão o cadastramento das propriedades, assim como dos animais, insumos e até dos moradores e trabalhadores periódicos do local, criando um grande banco de dados para facilitar a identificação da propriedade, animais e trabalhadores.

A propriedade que atender aos requisitos do novo formato receberá uma placa de identificação de área monitorada, inclusive com selo QR Code que facilitará o acesso ao cadastro eletrônico.

O modelo de patrulhamento rural já vem sendo realizado em Paranaíba, mas será aprimorado e a partir de 2020 deverá ser implantado em todos os municípios que abrangem a área do 13º Batalhão de Polícia Militar, incluindo Aparecida do Taboado, que soma 918 propriedades rurais, abrigando 16% do número total de habitantes do município.

Deixe seu Comentário

Leia Também