Um parto de emergência mobilizou profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na manhã desta quarta-feira (16), por volta das 10h, quando uma mulher indígena entrou em trabalho de parto durante o trajeto até o hospital. O bebê nasceu dentro do carro oficial, uma caminhonete Chevrolet S-10, com a ajuda da farmacêutica Paula Luísa Cusinato Leitão e do motorista Enoques Farias, ambos servidores da Sesai.
A mãe, Janice Vilhalva, de 28 anos, moradora da aldeia Taquara, já apresentava contrações e rompimento da bolsa ao procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde indígena da aldeia, no município de Juti. O médico de plantão decidiu encaminhá-la ao hospital da cidade, solicitando que a farmacêutica acompanhasse o deslocamento.
“O trabalho de parto evoluiu rápido. Quando estávamos na BR-163, a cerca de 3 km da cidade, ela gritou que o bebê estava nascendo. Paramos no acostamento, abri a porta traseira da camioneta e ajudamos para que o neném nascesse ali mesmo”, contou Paula.
Segundo ela, o bebê foi imediatamente colocado sobre o corpo da mãe e coberto com o próprio casaco da farmacêutica. A equipe seguiu até o hospital de Juti, onde a equipe médica cortou o cordão umbilical, ainda dentro do veículo, e prestou os primeiros atendimentos à mãe e ao recém-nascido, um menino.
O motorista, Enoques Farias, também atuou com agilidade no momento crítico. “Quando saímos da estrada de chão e entramos na rodovia, a CCR estava sinalizando para abrir a pista contrária. Eu gritei para o funcionário e conseguimos passar a tempo. Uns 5 km depois, o bebê nasceu.”
Tanto a mãe quanto o bebê passam bem e permanecem sob observação médica no hospital de Juti. O caso emocionou a equipe de saúde indígena, que reforçou o compromisso com o atendimento humanizado às populações indígenas da região.
Criança recém nascida com ajuda da equipe da Sesai
Fonte Caarapo News


CAARAPO Polícia Militar prende casal por tráfico de drogas após desentendimento em Juti
CAARAPO Mulher pula de veículo em movimento com filha no colo após discutir com companheiro
CAARAPO Motociclista morre em acidente envolvendo ônibus na manhã desta terça-feira em Caarapó
Geral Direitos políticos das mulheres: uma conquista histórica e o desafio da representatividade