Caarapó tem aumento do efetivo policial com implantação da 2ª Companhia Independente da PM 

Com a criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, Caarapó terá mais de 100 policiais militares. Antes, como pelotão, o efetivo era de 30 PMs.

19 MAR 2024Por Wander Ferreira14h39

Nesta segunda-feira 18, foi instalado em Caarapó pelo Comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, ampliando o efetivo para mais de 100 policiais. Até então, Caarapó contava com um pelotão de 30 policiais militares, subordinado a Dourados. 


O município caarapoense além da extenso território, conta com dois distritos e duas aldeias, e nos últimos anos está em aumento populacional, que poderá abruptamente no ano vigente aumentar mais ainda com a Usina de Açúcar Raízen, que amplia a unidade com oferta de mais de 1800 vagas de mão de obras na ampliação da unidade de Caarapó.


Para a instalação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, a Prefeitura de Caarapó doou para a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) uma área para construção da Sede, padronizado como Batalhão, para o comando dos pelotões de Policia Militar de Juti e Laguna Carapã, que passaram fazer parte da base em Caarapó, e os distritos de Cristalina e Nova América, que passam contar com guarnições de Policia Militar (GPM).


Designado para o comando da  2ª CIA Independente de Polícia Militar de Caarapó, o Major Taniguchi, tem ressaltado da grande conquista para a segurança pública do município,  oferecendo uma  significativa resposta à sociedade com o  trabalho policial, com o  aumento do efetivo e a estruturação da PM.


Para o prefeito André Nezzi, é mais um dia histórico para o nosso município, com a celebração que marcou a solenidade oficial de criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Caarapó.

“Junto com o vice-governador José Carlos Barbosa, o "Barbosinha", do deputado estadual Zé Teixeira, do comandante geral da Polícia Militar de MS, Renato Garnes, e da promotora de justiça Fernanda Rottilli Dias, recebemos uma singela homenagem pela importante participação que tivemos para essa conquista, em que destacamos a participação do ex-comandante do 2º Pelotão de Policia Militar de Caarapó, Major Torres, que na iniciativa do projeto foi importante para o que é realidade hoje”, destacou o prefeito André mencionando os vereadores parceiros na realização. 

O vice- governador que representou o governador Eduardo Riedel, relatou que ‘essa conquista é fruto da união e do comprometimento da Promotoria de Justiça, do Conselho Municipal de Segurança e do Poder Legislativo, além da Prefeitura de Caarapó e da Polícia Militar”. 


O comandante-geral coronel Renato dos Anjos ao encerrar o ato inaugural que oficializou a 2ª  Companhia de Policia Militar, disse que a  mudança gerou uma reorganização na estrutura regional da PM, transformando a PM de  Juti que era um GPM (Grupamento da Policia Militar) passou a ser Pelotão, ligado a base de Caarapó, da mesma forma que Laguna Carapã e integramos também os distritos de Cristalina e Nova América que contarão com um Grupamento da PM cada, com extensão para as aldeias indígenas Guyraroka e Tey Kuê.


O ato contou com a presença do deputado estadual Zé Teixeira, representando Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) oficiais militares: PM, DOF, Ambiental, Rodoviária, delegados de Caarapó e Juti, doutores Vivian e Leandro, respectivamente, promotores doutores Fernanda e Artur, juíza da comarca de Caarapó, doutora Camila, vereadores e demais autoridades locais e estaduais

Deixe seu Comentário

Leia Também