Prefeitura de Caarapó prepara cemitérios para visitação do Dia de Finados

Cemitério São João, de Caarapó, preparado para as visitas do Dia de Finados

01 NOV 2021Por Wander Ferreira18h07

Mesmo com a manutenção permanente dos locais de responsabilidade do Poder Público municipal, como praças, jardins e outros locais públicos, a prefeitura de Caarapó dedicou atenção especial aos cemitérios da sede do município e distritos para as comemorações do Dia de Finados, celebrado neste 2 de novembro.

Os locais receberam pintura e limpeza geral e desde a manhã de hoje (1º) já era grande a movimentação de famílias, que lavavam e preparavam os túmulos de parentes e amigos para a visitação de amanhã. Pequenos reparos nos sepulcros também eram notados.

O dia 2 de novembro é especial para o calendário anual brasileiro e mundial, já que se celebra o Dia de Finados. A data é retratada como uma homenagem aos que já se foram, além de ser uma tradição para diferentes culturas e religiões.

Conforme o Blog Cashme (https://www.cashme.com.br/blog/dia-dos-finados/), a forma de comemorar a data pode variar conforme o país, mas o Dia de Finados é um feriado dos mais importantes para diferentes nações. Enquanto em países de religiões católicas é costume reunir fiéis na visitação de túmulos e missas, outras regiões celebram de maneira mais silenciosa e com muita reflexão.

Há até mesmo países que aproveitam a data de forma alegre, com muita festa, danças e vestimentas típicas – como acontece no México.

O Dia de Finados surgiu de uma cultura milenar de adoração e reflexão sobre os mortos. Muitos acreditam que a tradição surgiu com a Igreja Católica em torno do século 10, mas os primeiros registros são ainda mais antigos. Há registros históricos que comprovam o ato de rezar por falecidos desde o século 2. 

Celebrar as lembranças daqueles que já partiram vai muito além de uma tradição cristã. Povos de diferentes culturas costumam dedicar um dia específico do ano para realizar festividades, homenagens e rituais específicos sobre os finados. 

A origem da data de Finados é ligada ao contexto histórico das religiões mundo afora. Na cultura católica, por exemplo, ela é celebrada em 2 de novembro graças a uma relação criada com o Dia de Todos os Santos, comemorado na véspera. Enquanto no dia primeiro ora-se pelos falecidos próximos, dia dois é destinado a todos que partiram.

Em outros contextos culturais, a celebração pode durar vários dias ou mesmo passar batida, já que há uma tradição diária de cultuar os parentes mortos. No Brasil, o dia 2 de novembro foi regularizado como feriado nacional pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

Em relação à data, o prefeito André Nezzi disse que “reverenciar os mortos é manter viva a memória daqueles que nunca desaparecem do nosso pensamento e que, neste momento de saudade, a certeza de que a morte não é para sempre, não é o fim”. “A nossa solidariedade às famílias que perderam algum ente querido”, concluiu o dirigente.

Deixe seu Comentário

Leia Também