Rota Bioceânica

Instituições destacam abertura de novos mercados para MS

27 MAI 2022Por Heloíse Gimenes03h32

A abertura do 1º Fórum “A Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”, realizada na manhã desta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, teve a participação da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso do Sul.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, expôs a preocupação com as questões aduaneiras. “O projeto também é um sonho da iniciativa privada. Nesta oportunidade, queremos debater as aduanas. Precisamos de um tratamento especial para que essas aduanas possam fluir de forma diferenciada, até porque temos dificuldades de integração. Necessitamos de velocidade, não podemos ficar a mercê das burocracias criadas aos longos dos anos. Que possamos firmar aqui o compromisso de integração”, destacou.  

A importância da Rota Bioceânica para a advocacia foi o mote do discurso do presidente da OAB/MS, Luiz Claudio Alves Pereira “Dentre as seccionais, a de Mato Grosso do Sul é a única que criou uma comissão especial para tratar das diretrizes da Rota Bioceânica. Estamos já realizando reuniões, preparando a advocacia para poder atender aquilo que será um novo mercado para todos os profissionais sul-mato-grossenses, citando, por exemplo, o Direito Aduaneiro, questões agroambientais e sanitárias, contratos internacionais, tratados, convenções, Direito de Logística, segurança na fronteira, migrações, Direitos Humanos Internacionais, harmonização de normas e soluções de controvérsias das mais variadas, que decorrerão das novas divisas criadas por essa importante iniciativa”, relatou.

As autoridades nacionais e internacionais presentes no evento receberam um Certificado de Participação, instituído pela Resolução 18/2022. Mais informações sobre a Rota Bionceânica e seus entrelaçamentos na conexão entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também