05 de abril Dia das Telecomunicações

As telecomunicações nada mais são do que uma forma de estender o alcance normal de comunicação, a palavra comunicação está derivada do latim communicare, o que significa tornar algo comum, partilhar e conferenciar.

05 ABR 2021Por Redação00h03

Tudo teria começado com o telégrafo, e evoluímos até a popularização da internet, onde a rede mundial de computadores faz do planeta um lugar literalmente sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. É incrível ter amigos de diversas nacionalidades, e isto nunca é visto e nem experimentado em toda a nossa história da comunicação.

A partir disto a Assembléia Geral das Nações Unidas acabou decidindo adicionar o Dia Mundial da Sociedade da Informação, no ano de 2005, em uma data comemorativa de que já existia. Mas a primeira vez que a data foi comemorada em conjunto no mundo inteiro foi no dia 17 de maio de 2006. 

Atualmente a internet é fundamental, e está associada de forma direta para este dia, uma razão que poderá acima de tudo levar as pessoas a chamarem a data de Dia da Internet ou o Dia Internacional da Internet.

Neste dia existe a procura por incentivar cada vez mais ações que chamem a atenção de pessoas para mudanças que acontecem com a internet e outras formas de telecomunicação, oferecendo tudo isto inclusive de forma sustentável, e gerando cada vez mais inclusão social de quem não possui acesso a este tipo de tecnologia.

A maior ideia discutida neste dia no mundo inteiro vem a partir da criação de iniciativas que possam principalmente acabar com a exclusão digital, e de quebra promover uma total segurança na internet, para a utilização de pessoas de todas as idades.

No mundo que vivemos a comunicação talvez seja a ferramenta mais importante para resolver uma série de problemas, por este motivo que o dia da comunicação é tão importante não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo. A comunicação quebra barreiras em diversos sentidos, e por isso ela deve ser explorada sempre que houver a necessidade, e se possível diariamente.

Sobre a Data

A data é comemorada internacionalmente no dia 17 de maio e no Brasil no dia 5 de Abril, além da lembrança da importância, também pontua um grande acontecimento no setor de comunicação. A Primeira Convenção Internacional do Telégrafo aconteceu em 1865 em Paris, reunindo 20 países para formar a mais antiga organização Intergovernamental do Mundo. Essa organização hoje é conhecida como União Internacional de Telecomunicações(ITU).

Sobre a União Internacional de Telecomunicações

A ITU tem sua Sede em Genebra, na Suíça, e é pertencente a ONU, com a formação por todos os 193 países da Organização das Nações Unidas e mais 800 membros do setor privado e acadêmico. O papel da ITU é de garantir que o acesso na comunicação e informação alcance todas as pessoas do planeta, para isso ela determinar a padronização e regulamentação das estruturas que são usadas para comunicação, como por exemplo, ondas de rádio e satélites, criando os padrões internacionais, conhecidos como Recomendações.

Desafios pela frente

Uma das grandes questões que as telecomunicações enfrentam dificuldades é a facilidade de garantir que todas as regiões, principalmente dos países mais carentes, tenham a estrutura necessária e adequada para levar informação até as pessoas com qualidade e de forma democrática. Isso esbarra em fatores econômicos e culturais, que de alguma forma, impossibilitam a propagação do acesso livre a comunicação, tanto quanto consumo como produção.

Não é apenas o fator da estrutura que é apontado como um problema, mas a educação e orientação também, sendo que existem pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com os dispositivos eletrônicos ou então simplesmente são analfabetas, dificultando a possibilidade do consumo da maioria das informações.

Deixe seu Comentário

Leia Também