18 de Fevereiro Dia Internacional da Síndrome de Asperger

comemora se também Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

18 FEV 2024Por Redação Ap.Taboado 00h01

Dia Internacional da Síndrome de Asperger: Compreendendo o Transtorno do Espectro AutistaNo dia 18 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, uma data dedicada a aumentar a conscientização sobre esse transtorno do espectro autista que afeta aproximadamente 2% da população. A Síndrome de Asperger é caracterizada por dificuldades na interação social, padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

Para compreender melhor esse transtorno e seu impacto na vida das pessoas, conversamos com a psicóloga Juliana Letícia de Melo, especialista em transtorno do espectro autista. Juliana nos forneceu insights valiosos sobre o diagnóstico, tratamento e cuidados para os portadores da síndrome.

O Que é Síndrome de Asperger?

A Síndrome de Asperger é uma condição do neurodesenvolvimento que faz parte do espectro autista. Indivíduos com Asperger geralmente têm dificuldades significativas na interação social, comunicação não verbal e demonstram padrões de comportamento repetitivos. No entanto, ao contrário de outras formas de autismo, as crianças com Asperger geralmente não apresentam atrasos significativos na aquisição da linguagem. Em vez disso, podem ter dificuldades na compreensão de nuances sociais e em interpretar pistas emocionais.

Diferenças Entre Autismo e Síndrome de Asperger

Embora compartilhem muitas características semelhantes, existem algumas diferenças distintas entre o autismo e a Síndrome de Asperger. Uma das principais diferenças está na área da comunicação. Enquanto as crianças com Síndrome de Asperger geralmente desenvolvem habilidades de linguagem adequadas para sua idade, aquelas com autismo podem apresentar atrasos significativos ou dificuldades na fala.

Além disso, os padrões de comportamento repetitivos e os interesses restritos são comuns em ambos os transtornos, mas podem se manifestar de maneira diferente em cada caso. Por exemplo, uma pessoa com autismo pode se envolver em comportamentos estereotipados mais evidentes, como balançar o corpo repetidamente, enquanto alguém com Síndrome de Asperger pode ter interesses intensos e específicos em determinados assuntos, como trens ou matemática.

Desafios e Características Comuns da Síndrome de Asperger

As pessoas com Síndrome de Asperger enfrentam uma série de desafios em suas vidas diárias. Uma das características mais marcantes é a dificuldade em entender certas regras e códigos sociais comuns. Isso pode levar a interações sociais desajeitadas ou mal compreendidas, causando desconforto e isolamento.

Além disso, muitos indivíduos com Asperger experimentam hipersensibilidade sensorial, o que significa que são facilmente sobrecarregados por estímulos sensoriais intensos, como sons altos, ambientes lotados ou luzes brilhantes. Texturas incomuns também podem ser perturbadoras para eles, tornando algumas experiências cotidianas desafiadoras.

Conclusão

O Dia Internacional da Síndrome de Asperger é uma oportunidade crucial para aumentar a conscientização sobre esse transtorno e promover a compreensão e aceitação das pessoas que o vivenciam. Ao aprender mais sobre as características e desafios associados à Síndrome de Asperger, podemos criar comunidades mais inclusivas e solidárias, onde todos são valorizados por suas contribuições únicas para o mundo.

Deixe seu Comentário

Leia Também