Servidores e detentos recebem 64 mil máscaras do programa Todos pela Saúde

04 JUN 2020Por Keila Terezinha Rodrigues Oliveira15h30
Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) acaba de receber a doação de 64 mil máscaras de proteção, feitas em malha, para serem disponibilizadas a todos os policiais penais e custodiados do Estado. A iniciativa integra o Programa Todos pela Saúde, do Grupo Itaú Unibanco, que tem como uma de suas frentes a doação e distribuição de quase três milhões de máscaras de pano para todo o sistema prisional brasileiro, apoiando na proteção contra o contágio da Covid-19.
 

Policiais penais já começaram a receber as novas máscaras.

Para auxiliar a ação, foi montada uma comissão com pessoas e instituições engajadas com o público alvo como o médico Dráuzio Varella,  representantes  do Conselho Nacional do Ministério Público, Ouvidoria do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e do Instituto Ação Pela Paz. A meta do programa é distribuir três máscaras por pessoa privada de liberdade e cinco por funcionário em cada unidade da federação.

A entrega simbólica das primeiras máscaras foi realizada nessa quarta-feira (3.6) pelo diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, aos diretores do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irmã Zorzi (EPFIIZ), Francisco Sanábria e Mari Jane Boleti Carrilho, respectivamente. Também participaram o chefe de Gabinete, Valdimir Ayala Castro, e a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima. As duas unidades já estão fazendo repasse aos servidores e internos, e os demais presídios receberão conforme logística estabelecida pela agência penitenciária.

Máscaras disponibilizadas às internas são laváveis e podem ser reutilizadas.

Na opinião do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a medida vai contribuir  com os cuidados que já vêm sendo tomados nas unidades prisionais do Estado, que tem garantido também, até o momento, não haver casos confirmados da doença entre os detentos. “Com esse grande volume de máscaras poderemos atingir todos os nossos custodiados, impossibilitando que circulem sem proteção, seja em um atendimento ou escolta”, enfatizou, completando que são laváveis e feitas com malha de qualidade.

 
Durante a entrega, o diretor do IPCG também ressaltou que as máscaras vão ajudar a reforçar os cuidados, possibilitando que todos os internos utilizem. “Já estávamos disponibilizando para servidores e para os custodiados que circulam pela unidade; agora poderemos atingir a todos”, comentou.
 
Bastante envolvida na ação, a diretora Executiva do Instituto Ação Pela Paz, Solange Rosalem Senese, pontuou que a iniciativa tem extrapolado a expectativa inicial de ampliar as condições de proteção contra a contaminação pelo Coronavírus para aqueles que convivem nos presídios. “O projeto Todos Pela Saúde aproximou pessoas e instituições que buscam dar visibilidade ao segmento prisional que normalmente é esquecido pela sociedade”, finalizou.
 
Keila Oliveira – Agepen
 

Deixe seu Comentário

Leia Também