Celebrando a Revolução Pernambucana 6 de março

Celebrando a Revolução Pernambucana de 1817: Um marco na luta pela independência do Brasil

06 MAR 2024Por Redação Ap.Taboado 00h00

No dia 6 de março, Pernambuco comemora um evento marcante em sua história: a Revolução Pernambucana de 1817. Este movimento social foi um dos primeiros passos em direção à independência do Brasil em relação a Portugal.

Há mais de dois séculos, os pernambucanos se levantaram contra os privilégios da corte portuguesa e buscaram implantar um governo republicano, almejando uma constituição própria. O descontentamento popular era evidente, e a Revolução foi uma resposta corajosa a essa insatisfação.

O episódio que marcou o início da Revolução foi a ação do capitão José de Barros Lima, conhecido como "Leão Coroado", que, em 6 de março, confrontou o comandante português que o havia ordenado prisão. Este ato simbólico desencadeou uma série de eventos que levaram à tomada do quartel do Regimento de Artilharia, no bairro de Santo Antônio.

Entretanto, a reação das autoridades portuguesas não tardou. Dom João VI organizou uma forte repressão contra os revoltosos, liderada por Luís do Rego Barreto. Após 75 dias de confrontos, os rebeldes foram derrotados, e Barreto assumiu como governador-geral de Pernambuco.

Apesar da derrota, a Revolução Pernambucana deixou um legado significativo. Foi o primeiro movimento libertário do Brasil em relação a Portugal, demonstrando a determinação do povo em buscar sua independência e liberdade política.

Neste dia, é importante lembrar e celebrar os ideais de liberdade e autonomia que motivaram os bravos pernambucanos de 1817. A Revolução Pernambucana permanece como um marco na história do Brasil, inspirando gerações futuras na luta por justiça e democracia.

Deixe seu Comentário

Leia Também