COVID-19: Governo Federal anuncia medidas econômicas para ajudar produtores rurais 

11 ABR 2020Por Kelly Ventorim07h51

Medidas são resultado de reivindicações pontuadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri)

Campo Grande (MS) – O Secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) recebeu com satisfação o anuncio pacote de medidas econômicas do Governo Federal para minimizar as dificuldades do setor agropecuário, sobretudo os produtores rurais, devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) e, também, aos impactos ocasionados pela estiagem.  As medidas foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na noite de quarta-feira (8).

Verruck comentou que o Ministério da Economia e o Banco Central atenderam às reivindicações feitas pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e que muitas delas são resultado de reivindicações pontuadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), do qual faz parte. “Discutimos, elaboramos uma lista para Ministra e ela levou a diante.  São medidas importantes, que vem em socorro aos produtores rurais prejudicados pela pandemia”, completou.

Entre as medidas, válidas para todo o país, destaca-se a prorrogação das amortizações de financiamentos de custeio e de investimentos, vencidas e não pagas e vincendas até 15 de agosto de 2020, às taxas de juros originais da operação.

Secretário Verruck comemora conquistas para o setor

Em apoio às cooperativas, agroindústrias e cerealistas foi autorizado o financiamento para estocagem e comercialização (FGPP) com recursos do crédito rural, com limite de R$ 65 milhões por beneficiário. Para as cooperativas de agricultores familiares, a taxa de juros será de 6% ao ano, e de 8% ao ano para as demais empresas. O prazo para pagamento será de 240 dias e o período para contratação se encerra em 30 de junho de 2020.

“Essas medidas vão permitir que os agricultores tenham mais prazos e liquidez para honrar com os seus compromissos financeiros e tranquilidade suficiente para auxiliá-los em suas tomadas de decisões”, disse a Ministra Tereza Cristina. 

Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)

Deixe seu Comentário

Leia Também