Dia Internacional da Mulher 8 de Março

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março.

08 MAR 2024Por Redação Ap.Taboado 00h00

O dia 8 de março de 2024 cai numa sexta-feira e não é feriado no Brasil. Esta comemoração recorda as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. Assim, continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

História do Dia Internacional da Mulher

Muitas histórias marcaram a luta das mulheres para ter seu espaço na sociedade, fazendo com que esse não seja apenas um dia de homenagens, mas a recordação do esforço feminino, que resultou em conquistas sociais, econômicas e políticas.

O início da luta

Numa época em que as condições de trabalho nas fábricas eram precárias, as jornadas de trabalho eram em torno de 14 horas e os salários eram baixos, iniciou-se uma luta pela reivindicação de melhores condições de trabalho.

Em decorrência de uma confusão feita em jornais alemães e franceses, criou-se um mito acerca de uma greve que teria acontecido no dia 8 de março de 1857. 

Por causa dessa data, muitas pessoas atribuíram a origem do Dia Internacional da Mulher a esse acontecimento que, na verdade, não aconteceu.

Em 1908, foi escolhido o último domingo do mês de fevereiro para realização de greve e protestos organizados pelas mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, nos Estados Unidos.

Nessa manifestação, além de melhores condições de trabalho, as mulheres reivindicaram a conquista do direito de votar.

No ano seguinte, as mulheres se reuniram novamente, num evento que contou com a presença de 2 mil pessoas. Assim, 28 de fevereiro de 1909 ficou conhecido como o Dia da Mulher.

A proposta de Clara Zetkin

Em 1910, a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas realizou-se em Copenhague, na Dinamarca, com uma proposta da alemã Clara Zetkin para escolher uma data que anualmente seria o Dia das Mulheres e, assim, pressionar o governo pelas demandas da luta feminina. Essa iniciativa teve o apoio unânime das mais de 100 mulheres participantes de 17 nacionalidades.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também