Dia Mundial do Teatro 27 de Março

A comemoração, criada pelo Instituto Internacional de Teatro, recorda a data da abertura do Teatro das Nações, em Paris.

27 MAR 2024Por Redação Ap.Taboado 00h00

A comemoração, criada pelo Instituto Internacional de Teatro, recorda a data da abertura do Teatro das Nações, em Paris.  A data homenageia uma das artes mais antigas da humanidade: a interpretação teatral. 

Alguns antropólogos acreditam que as primeiras manifestações de interpretação teatral surgiram ainda nas sociedades humanas primitivas. Nessa época, o teatro era associado aos rituais de exorcismo dos maus espíritos ou para atrair fartura e fertilidade do solo.

Com maior entendimento do homem sobre as forças que regem a natureza, o teatro deixou de possuir um caráter ritualístico, passando a ser de cunho didático.

Na Grécia Antiga, por exemplo, os gregos faziam representações de comédias e tragédias envolvendo os deuses e deusas de sua mitologia.

No Brasil, as representações teatrais surgiram no século XVI, com encenações sobre temáticas religiosas com a intenção de catequizar a população. No entanto, os primeiros teatros começaram a surgir no país apenas com a vinda da família real portuguesa, em 1808.

Atualmente, o teatro é uma expressão artística que envolve muito mais do que atores e atrizes. Diretores, escritores, maquiadores, cenografistas e muitos outros cargos são de extrema importância para a produção de um espetáculo teatral.

Deixe seu Comentário

Leia Também