Domingo de Ramos 24 de Março

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.

24 MAR 2024Por Redação Ap.Taboado 00h00

Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus.

Nessa ocasião, as pessoas saudaram Jesus com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos. Jesus chegou a Jerusalém montado em um jumentinho, simbolizando a sua humildade, conforme pode ser lido na Bíblia:

Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.

A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam:
"Hosana ao Filho de Davi!"
"Bendito é o que vem
em nome do Senhor!"
"Hosana nas alturas!"

 (Mateus 21, 8-9)

 

Significado do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos recorda os últimos dias de Jesus antes de ser crucificado. É o primeiro dia da Semana Santa.

Ao entrar em Jerusalém, Jesus é recebido como um rei. As pessoas o saúdam abanando ramos. Apesar dessa recepção, Jesus mostra a sua humildade ao chegar montado em um jumento que, além da humildade, representa a paz; o inverso do cavalo, que remete à guerra.
 

Para recordar, as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, bem como realizam procissões lembrando a forma como Jesus foi aclamado.

Os ramos simbolizam a vitória de Jesus e são levados pelas pessoas para as suas casas que os guardam como força de proteção contra tempestades e outros males.

Hoje, há padres que recomendam que as pessoas usem raminhos de ervas que possam ser usados para consumo, chás, por exemplo, em vez de os deixarem esquecidos em casa.

Nas igrejas, os ramos benzidos são queimados e as suas cinzas são usadas para marcar a testa das pessoas na celebração da Quarta-feira de cinzas do ano seguinte.

Deixe seu Comentário

Leia Também