Jamilson destaca protagonismo energético do Estado em lançamento da Frente Parlamentar

A criação da Frente Parlamentar das Energias Renováveis impulsiona a utilização de biocombustíveis no estado, contribuindo para a matriz energética limpa do Brasil.

09 ABR 2024Por Assessoria de Imprensa 14h11

O Brasil é referência mundial quando se fala em produção de energia, a evidência é constatada pelo alcance de quase metade da matriz energética ser proveniente de fontes renováveis, proporção três vezes maior que a média mundial. Esse resultado nacional conta com a contribuição de Mato Grosso do Sul, que se destaca na produção de biocombustíveis. Com o objetivo de fomentar, no Estado, a utilização desse tipo de energia, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu a Frente Parlamentar das Energias Renováveis, que foi lançada na manhã desta terça-feira (9) na Sala de Reuniões da Presidência, na Casa de Leis.


Com contribuição efetiva para a elevação dos níveis de produção Mato Grosso do Sul gerou 3.739,67 MWh de potência em operação total, entre geração centralizada e distribuída, dados do mês de junho de 2023. O Estado tem se destacado também, nacionalmente, na produção de biocombustíveis. Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 19 indústrias sucroenergéticas em operação e é, desde 2016, o quarto maior produtor brasileiro de etanol. Além disso, a produção sul-mato-grossense de biocombustível a partir do milho é a segunda maior do Brasil.


O requerimento para criação da Frente Parlamentar trouxe dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que mostram que a matriz elétrica brasileira tem origem em renováveis, com destaque à hídrica, eólica, biomassa e solar. No documento, também é informado que a matriz energética do Brasil é composta por 48% de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de 14%.
“Essa relevância representa um tempo de mudanças e oportunidades para Mato Grosso do Sul e para o Brasil, seja para a renovação das nossas matrizes, ou para a construção de transições energéticas justas e inclusivas, gerando energias limpas, emprego e renda para nossa população. O comprometimento do nosso Estado nesse processo segue firme,  guiando-nos em direção a um futuro mais   sustentável”, afirmou o deputado Jamilson Name.


A Frente Parlamentar é coordenada pelo deputado Marcio Fernandes (MDB), também é composta pela deputada Mara Caseiro (PSDB) e pelos deputados Antonio Vaz (Republicanos), Caravina (PSDB), Coronel David (PL), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB), Lidio Lopes (Patriota), Londres Machado (PP), Lucas de Lima (PDT), Neno Razuk (PL), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT), Pedrossian Neto (PSD), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Renato Câmara (MDB) e Roberto Hashioka (União).

Deixe seu Comentário

Leia Também