No STF, Mato Grosso do Sul se junta a outros Estados pela Sputinik V

É aguardada a decisão do ministro Ricardo Lewandowski

08 FEV 2021Por Correio do Estado16h42

O estado do Mato Grosso do Sul apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma petição para compra da vacina russa Sputnik V.  

Pensando na insuficiência das doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac e a Astrazeneca da Universiade de Oxford, o estado tomou a iniciativa de negociar as doses russa juntamente com outros sete.  

Os governos da Bahia, Piauí, Espírito Santo, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Pernambuco já apresentaram petições para a aquisição da vacina. 

A possível compra do imunizante pode acelerar a vacinação no Estado sul-matogrossense, evitando a falta de imunizantes para os grupos prioritários.  

O imunizante que já foi aprovado para uso emergencial da população das nações da Rússia,  Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Bolívia, Bielorrúsia, Sérvia, Argélia, Hungria, Argentina e Paraguai, ainda não obteve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

Em sua solicitação, o estado defende que a demanda é essencial para as suas estratégias na confrontação da pandemia da Covid-19. O caso está nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski.

MS já recebeu um total de 190.746 vacinas, 76.700 doses já foram aplicadas, o Estado apresenta um percentual de 2,73% da pessoas vacinadas, o terceiro maior do país.  

Deixe seu Comentário

Leia Também