O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho. A imprensa é fundamental na sociedade industrial e da informação. Por isso, preservar a liberdade de expressão e de imprensa é um dever de todas as democracias.
Quando mencionamos "imprensa" estamos incluindo os jornais e revistas, rádio e televisão. Este meios devem pautar seu trabalho pela ética e pela isenção sem favorecer nenhum lado numa reportagem.
No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.
Outros fatos que marcaram o dia 1º de junho:
1/6/1919 O cientista neo-zelandês Ernest Rutherford, na Inglaterra, descobre que o átomo pode ser dividido em partículas menores.
1/6/1941 Durante a Segunda Guerra Mundial, Creta, a última fortaleza dos Aliados na Grécia, é capturada pelas forças alemãs a alto custo para ambos os lados.
1/6/1944 O governo mexicano aboli a siesta.
1/6/1946 O general e ditador romeno Ian Antonescu, aliado da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, é executado.
1/6/1958 O general Charles De Gaulle se torna primeiro-ministro da França.
1/6/1972 O Iraque nacionaliza campos de petróleo da Companhia de Petróleo Iraquiana, uma companhia ocidental.
1/6/1973 A Honduras Britânica muda seu nome para Belize.
1/6/1973 O governo militar na Grécia anuncia a abolição da monarquia, e proclama a república.
1/6/1979 A antiga Rodésia torna-se Zimbábue, encerrando 89 anos de domínio branco.
1/6/1980 O canal a cabo CNN (Cable News Network) estréia nos Estados Unidos.
1/6/1990 O presidente americano, George H. Bush, e o líder soviético, Mikhail Gorbachev assinam um acordo histórico para encerrar a produção de armas químicas e iniciar a destruição das grandes reservas de ambas as nações.
1/6/1992 Pedro Collor, irmão de Fernando Collor reafirma na CPI o esquema PC-Collor.
1/6/1994 A África do Sul retorna ao Commonwealth após uma ausência de 33 anos.
1/6/1996 A Ucrânia torna-se uma nação livre de armas químicas, com a transferência da última de suas ogivas nucleares para a Rússia.
1/6/1998 Milhares de refugiados da província sérvia de Kosovo seguem para a Albânia para escapar da guerra.


LUTOEx-governador Marcelo Miranda morre aos 87 anos em Campo Grande
JaporãGoverno lança licitação para ampliar o abastecimento de água na Aldeia Porto Lindo
LEGISLATIVOALEMS homenageia Fiocruz e reforça combate à desinformação científica
DESENVOLVIMENTOGoverno acelera agendas regionais para garantir investimentos e entregas