Pessoas com saúde mental afetada pela pandemia podem ter amparo do SUS

Na área médica, especialistas estão se dedicando somente à síndrome pós-covid

08 ABR 2021Por JD1 Notícias14h02

O Senado aprovou, na quarta-feira (7) projeto que cria, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), um programa específico para acolhimento de pessoas em sofrimento emocional causado pela pandemia da covid-19. O PL 2.083/2020, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), foi aprovado por unanimidade e segue para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o autor do projeto, o isolamento social tem potencializado os casos de sofrimento por conta do afastamento de familiares, amigos e principalmente, de psiquiatras e psicólogos. Esses profissionais, segundo Gurgacz, têm encontrado dificuldades para ajudar todas as pessoas que precisam de atendimento para cuidar das questões emocionais.

Senador por MS, Nelsinho Trad (PSD), que é médico por formação, conversou com a reportagem e pontuou que existe, na área médica, especialistas que estão se dedicando somente à síndrome pós-covid.

“Não existem só [sequelas] no sistema nervoso, que ocasionam distúrbios neurovegetativos, psicossomáticos, mas diversos órgãos do corpo, também. Estamos aprendendo dia após dia com essa terrível doença”, explanou o Senador, que informou sobre uma conferência que será feita para ver a interface de cada especialidade na complicação pós-covid.

Além disso, Nelsinho ressaltou que foi favorável a este projeto e que será a outros que venham a contemplar aqueles que precisam de ajuda. “Não só legislativa, mas principalmente médica e científica”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também