Projeto de Lei do deputado Roberto Hashioka institui Dia da Agricultura Irrigada

Projeto de Lei 65/2024 busca destacar a importância estratégica da irrigação para a produção de alimentos e a sustentabilidade.

02 ABR 2024Por Adriana Viana11h43

Na sessão plenária desta terça-feira, 2, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei 65/2024, que institui o Dia da Agricultura Irrigada, a ser comemorado anualmente em 15 de junho. A data foi escolhida acompanhando a Lei Federal 14.830/2024, sancionada nesta segunda-feira, 1º de abril.

Se aprovada a lei, a celebração passará a constar no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul. De acordo com o texto proposto, trata-se de uma data estratégica para a atividade, por estar próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao início do período de seca, quando a produção de alimentos depende totalmente da irrigação.

Conforme justificativa, atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e da necessidade de se produzir alimentos em qualidade e quantidade suficientes para suprir as crescentes demandas por alimento. A comemoração tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação ao papel da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e para o desenvolvimento e a segurança alimentar.

Irrigação é a técnica de complementar a água fornecida às plantas durante a falta de chuvas. Ao associar essa técnica ao planejamento, depositando água na quantidade, na forma e no tempo em que a planta realmente necessita, aplica-se a Agricultura Irrigada. “A instituição do Dia da Agricultura Irrigada propiciará o debate e, assim, a conscientização pela sociedade da importância estratégica dessa essencial tecnologia. Pois, entre as várias tecnologias que contribuem para a intensificação da agricultura, a irrigação é, sem dúvida, uma das principais”, justificou Hashioka.

Deixe seu Comentário

Leia Também