Vacina contra dengue é ampliada de 12 a 14 anos

Vacina contra a dengue será liberada para adolescentes de 12, 13 e 14 anos em Mato Grosso do Sul

26 FEV 202408h33

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul anunciou nesta segunda-feira (26) a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a dengue. Agora, adolescentes de 12, 13 e 14 anos também poderão receber o imunizante em todo o estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e visa proteger uma faixa etária que, segundo dados do Ministério da Saúde, é a segunda mais afetada pela doença, após os idosos.

Até então, somente crianças de 10 e 11 anos poderiam ser vacinadas. A ampliação da faixa etária foi baseada em critérios de priorização estabelecidos pelo Ministério da Saúde, considerando o alto número de internações hospitalares nessa faixa etária devido à dengue.

A vacinação para adolescentes de 12, 13 e 14 anos será realizada gratuitamente nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado. Essa medida visa fortalecer a proteção contra a doença e reduzir o impacto da dengue na população.

A vacina Qdenga, disponível no SUS desde março de 2023, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, devido à limitação de doses fornecidas pela fabricante japonesa Takeda, o Ministério da Saúde optou por priorizar a imunização da faixa etária de 10 a 14 anos.

Com essa nova medida, a expectativa é reduzir significativamente os casos de dengue nessa faixa etária, contribuindo para a melhoria da saúde pública em Mato Grosso do Sul.

CRÉDITOS: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe seu Comentário

Leia Também