Campo Grande (MS) – Equipes do programa Criança Feliz em MS participam, nesta quinta-feira (28.11), de encontro na Capital com foco no aprendizado e reforço na capacitação de cada visitador, via palestras, debates e interações. Mato Grosso do Sul já registra mais de 196 mil visitas pelo programa, somente neste ano.
“O Governo do Estado não tem medido esforços para que as ações, também dentro da área social, se intensifiquem em Mato Grosso do Sul. Vamos, a cada dia, trabalhar para que o melhor dentro da nossa alçada esteja disponível para a população de nosso Estado”, ressaltou a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre.
A palestra de abertura do encontro foi ministrada pela assessora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Ivânia Ghesti. A juíza da Vara da Infância, Juventude e Idoso, Katy Braum, e a titular da Sedhast completou a mesa redonda I, e a superintendente da Política de Assistência Social da Sedhast, Salette Marinho de Sá, a mesa redonda II, ambas na manhã.
Para a visitadora Emannuelly Barros, que integra a equipe do programa Criança Feliz no município de Corumbá, o encontro só vem a somar com os avanços obtidos pelas equipes da cidade. “Vemos nas famílias já uma grande aceitação do programa, inclusive de famílias que já solicitam o atendimento pelo Criança Feliz. É uma grande experiência vermos os avanços das famílias e o fortalecimento dos vínculos, como já posso presenciar desde 2017. Orientando e visitando as famílias esse trabalho tão sensível tem estimulado conquistas como contato no brincar e comemorações de pequenas vitórias”, disse.
O encontro, realizado na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, conta com metodologia participativa, com dinâmicas de grupo, palestras sobre política da assistência social, sistema de garantia de direitos, como evitar conflitos e agir com ética e confiabilidade.
Temas como motivação, hábitos e atitudes, proferidos pela secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, e a importância do brincar, abordado pela professora doutora, Patrícia Alves, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), compõe a programação do evento.
Em Mato Grosso do Sul 28 municípios já aderiram ao programa Criança Feliz e mais 40 já estão aptos para a adesão.
Criança Feliz
O Criança Feliz leva orientações sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio de visitas domiciliares, o programa promove apoio às gestantes na preparação para o nascimento da criança, estímulo ao desenvolvimento infantil com atividades lúdicas e, principalmente, fortalecimento do vínculo afetivo entre a criança e familiares.
Texto e fotos: Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)