Em solenidade realizada na manhã da última terça-feira, dia 11 de fevereiro, o Conselho Nacional de Justiça empossou dois novos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na abertura da 1ª Sessão Ordinária do CNJ de 2025. Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda dos Santos passam a ocupar, pelos próximos dois anos, as vagas destinadas à advocacia.
Representando o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul na sessão solene estiveram o presidente do TJMS, Des. Dorival Renato Pavan, o diretor-geral da Escola Judicial de MS, Des. Marco André Nogueira Hanson, e o Des. Ary Raghiant Neto. Na cerimônia também marcaram presença o Des. Sérgio Fernandes Martins, representando o TRE-MS, o presidente da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), juiz Mário José Esbalqueiro, e a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Mariel Cavalin dos Santos.
Em mensagem de boas-vindas aos conselheiros, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ressaltou os currículos e as trajetórias profissionais dos novos membros.
Reconduzido ao cargo, Marcello Terto é procurador do estado de Goiás e já foi conselheiro federal da OAB. Durante atuação anterior no CNJ, entre os anos de 2022 e 2024, foi reconhecido pelo trabalho como presidente da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários do CNJ e ouvidor nacional de justiça.
Durante a cerimônia de posse, Terto compartilhou que o tempo de espera até retornar ao CNJ levou a ele reflexões importantes sobre o papel e a missão da OAB. “Não se trata apenas de defender os interesses e prerrogativas da advocacia, mas, acima de tudo, defender a cidadania e o jurisdicionado, a quem se destina o trabalho de todo esse sistema de justiça”.
Na ocasião, Ulisses Rabaneda manifestou a satisfação em integrar o Conselho, ressaltando seu senso de responsabilidade e comprometimento em atuar com rigor técnico e respeito. Ele compõe pela primeira vez o quadro de conselheiros do CNJ. “No âmbito disciplinar, estou comprometido em atuar com justiça, firmeza, imparcialidade e respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, pilares sem os quais não há verdadeira justiça”, assegurou Rabaneda.
INVESTIGAÇÃO Pai de adolescente que matou homem em Bonito admite manter arma irregular
CAPITAL Fórum da Rota Bioceânica terá lançamento de aplicativo e acordos em Campo Grande
CULTURA Fim de semana reúne atrações gratuitas em MS
MARACAJU MPMS firma acordo para ampliar atendimento a familiares de vítimas de crimes violentos