Com a promessa de que uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) virá de Brasília para dialogar com os manifestantes, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) começou a liberar, no fim da manhã desta terça-feira (30), o bloqueio realizado na BR-163, na saída para São Paulo, em Campo Grande. O protesto teve duração de aproximadamente 3h30.
De acordo com informações a decisão de desmobilizar o ato foi tomada após reunião com o superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto Teixeira, que esteve no local para intermediar as negociações.
Segundo ele, a equipe que virá ao Estado é formada por representantes do Incra, do MDA e da presidência da República. “Estamos aguardando a chegada para o final da tarde”, afirmou Teixeira.
A manifestação teve início por volta das 5h30, com o bloqueio total da rodovia. Pneus e galhos foram utilizados para impedir a passagem de veículos. A liberação ocorreu apenas para ambulâncias, carros com crianças a caminho da escola e veículos transportando idosos.
O ato faz parte de uma série de mobilizações promovidas pelo MST em diversas regiões do país, com pautas voltadas à reforma agrária, regularização fundiária e políticas públicas de apoio à agricultura familiar.
O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA Dia do Ginecologista homenageia profissionais dedicados à saúde da mulher
ARRECADAÇÃO Sefaz divulga índices provisórios do ICMS para 2027; veja posição dos municípios
DOURADOS Barbosinha participa de Semana Jurídica e discute responsabilidade na gestão pública
IVINHEMA TCE-MS encerra cobrança de multa de aplicada a ex-prefeito