A Polícia Federal investiga um grupo suspeito de trazer medicamentos para emagrecimento do Paraguai sem cumprir as exigências legais de importação. A apuração é conduzida no âmbito da Operação Sem Registro, deflagrada nesta terça-feira (27), em Campo Grande. Os agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão, autorizados pela 5ª Vara Federal.
A investigação busca esclarecer como os produtos entravam no Brasil e qual era a participação dos suspeitos na atividade. Conforme a PF, o grupo atuaria no transporte de passageiros e mercadorias a partir da região de fronteira com o Paraguai. A suspeita é de que essa atividade fosse utilizada para viabilizar a entrada irregular dos medicamentos no país.
Os investigadores apuram possíveis crimes de contrabando, descaminho e importação de medicamentos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O contrabando envolve a entrada de produtos cuja importação é proibida, enquanto o descaminho está relacionado à evasão de tributos devidos. A responsabilização dos investigados dependerá das condutas identificadas durante a apuração.
A ausência de registro sanitário também é um dos pontos centrais do caso. Sem a regularização, não há garantia sobre a procedência, a composição e as condições de armazenamento dos medicamentos. Essas incertezas podem representar riscos à saúde dos consumidores.
O nome da operação faz referência à falta de registro dos produtos na Anvisa. A Polícia Federal segue apurando os fatos para esclarecer a possível participação de cada investigado no esquema. As penas aplicáveis dependerão dos crimes eventualmente comprovados e da responsabilidade individual dos envolvidos.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Palestra sobre inteligência artificial movimenta Aparecida do Taboado
EDUCAÇÃO Computadores ampliam recursos tecnológicos nas escolas de Caarapó
Saúde Lei institui campanha Outubrinho Rosa em MS
Desenvolvimento Rota Bioceânica pode transformar MS em centro logístico