A Omissão Inconstitucional na taxa de lixo”, publicado pela Editora Juruá, com circulação e abrangência nacional.
A obra é resultado da tese desenvolvida pelo autor e aborda temas relevantes e atuais nas áreas do Direito Ambiental, Tributário, Constitucional e Administrativo, analisando se a competência tributária dos municípios para o financiamento do manejo dos resíduos sólidos deve ser tratada como uma simples opção política ou como um dever constitucional.
A partir dessa reflexão, o livro discute a existência de uma possível omissão inconstitucional quando os municípios deixam de exercer, ou exercem de forma deficiente, essa competência prevista na Constituição. O estudo também aprofunda questões relacionadas à destinação adequada dos resíduos sólidos, aos aterros sanitários, à implementação dos pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos, além da relação entre sociedade, princípios ambientais e desenvolvimento sustentável.
O material é fruto da pesquisa final do Doutorado em Direito, realizado na Universidade de Marília (Unimar). Submetida ao Conselho Editorial, a obra foi aprovada e publicada em razão de sua originalidade, relevância acadêmica e impacto prático, especialmente por envolver análise de relatórios e dados técnicos de municípios de Mato Grosso do Sul, bem como o índice de eficiência das taxas de lixo aplicadas no Estado.
O trabalho se destaca por oferecer subsídios técnicos e jurídicos que contribuem para o debate sobre a sustentabilidade financeira das políticas públicas ambientais nos municípios brasileiros.
Quanto à trajetória profissional, Allan Thiago Barbosa Arakaki foi advogado e ingressou no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul há 13 anos, estando atualmente lotado na Comarca de Ivinhema. Possui Pós-Doutorado em Direito pela Unimar e pela IGC/Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal. É Doutor e Mestre em Direito pela Unimar e também Mestre em Direito pela Universitat de Girona, na Espanha, com título reconhecido no Brasil.
O promotor ainda possui especializações em Direito Público, Ciências Criminais e Criminologia, além de formação complementar em Filosofia e Sociologia, com especializações pela PUC Minas e PUC Rio Grande do Sul.
A publicação reforça a contribuição acadêmica e institucional do Ministério Público para o fortalecimento das políticas públicas ambientais e para o aprimoramento da gestão municipal em todo o país.

FÁTIMA DO SUL Gaeco flagra investigados apagando aplicativos durante operação que envolve ex-prefeito
NATUREZA Rio transborda e alaga a região da 5ª Linha
INVESTIGAÇÃO MP investiga contratação de empresa para operar aterro sanitário de Ivinhema
ENTREVISTA MS prepara recuperação de 700 km de rodovias no Vale do Ivinhema em 2027