Quebra Coco entra em quarentena para conter COVID-19

Distrito em Sidrolândia terá medidas de isolamento social, investigação, monitoramento e orientação aos moradores por 14 dias

13 JUN 2020Por Mauro Silva20h40

Reunião ocorrida na noite da sexta-feira (12/06) na Prefeitura de Sidrolândia, definiu medidas que serão tomadas pelo Comitê de Enfrentamento e Poder Público no Distrito de Quebra Coco, para contar possível avanço de casos positivos, após o óbito de uma idosa de 61 anos – o primeiro no município – por transmissão comunitária, conforme anúncio pela Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Representando o Comitê e a Prefeitura, a enfermeira Tatiane Nantes, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou as ações que serão realizadas a partir da segunda-feira (15/06), e que constarão em Decreto Municipal.

Quebra Coco entrará em quarentena de 14 dias, com a suspensão do funcionamento do comércio, igrejas e atividades recreativas.

Serviços de saúde, farmácia e supermercados poderão funcionar, e devem cumprir medidas sanitárias previstas no Decreto Municipal conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde.

Um carro de som estará circulando com mensagens para orientar e alertar a população, e equipe de fiscalização estará na localidade durante o período da quarentena.

Além dessas medidas, que terão por objetivo quebrar a cadeia de transmissão do vírus, a Secretaria Municipal de Saúde continuará com o levantamento de todas as pessoas que tiveram contato direto com a paciente infectada, que faleceu no dia 7 de junho. Foi anunciada a busca direta em todas as casas do Quebra Coco para se descobrir onde estão esses moradores, e aqueles que tiveram contato direto com a senhora, farão a testagem rápida para COVID-19.

De acordo com Tatiane, a busca pelos contatos familiares da paciente começaram há uma semana, os sintomáticos começaram a ser testados, mas todas as pessoas que tiveram contato direto passarão pelo procedimento, inclusive os assintomáticos.

A preocupação das autoridades, revelou a coordenadora, é porque a idosa não tinha histórico de viagens nos dias anteriores, e nem de contato direto com caso positivo. Por isso o Estado configurou como o primeiro caso de transmissão comunitária em Sidrolândia, o que eleva o risco de surgirem mais contaminados pelo novo Coronavírus naquela comunidade.

O Comitê de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 no Município de Sidrolândia, é composto por autoridades das unidades de segurança pública, Defesa Civil, Prefeitura, e na reunião de ontem, também contou com as participações do prefeito Marcelo Ascoli e do presidente da Câmara Municipal, Carlos Henrique Olindo.

Números do Coronavírus em Sidrolândia

O município tem 9 casos positivos, dos quais 4 curados, 4 em isolamento domiciliar e 1 óbito. Há ainda 8 casos em investigação.

O caso mais recente foi confirmado neste sábado (13), de um caminhoneiro de 29 anos, que teve testagem positiva em uma barreira sanitária em Mato Grosso do Sul. Ele está em viagem e a família já está monitorada pela Saúde e em isolamento domiciliar.

Deixe seu Comentário