Vacinação em Cassilândia fica muito abaixo da expectativa

Menos de 300 das mais de mil vacinas foram ministradas no município no Dia D

20 OUT 2020Por Com informações Cassilândia Notícias e ABr09h59

A Secretaria Municipal de Saúde de Cassilândia informou que o número de pessoas vacinadas no último sábado (17) no município, durante o ‘Dia D’ da multivacinação realizado em mais de 40 mil postos de saúde de todo o país, ficou muito aquém da expectativa no município. Cassilândi dispunha de 1067 doses de vacinas para o esforço de imunização, mas apenas 287 foram utilizadas.

A baixa cobertura vacinal registrada nos últimos anos, levou o Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a decidir estender o programa de multivacinação até o dia 30 de outubro. É a oportunidade de atualização das cadernetas de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Dentre as vacinas disponíveis nos municípios, estão vacinas para a prevenção de doenças como sarampo, febre amarela e rubéola, caxumba e hepatites A e B, entre outras, do esquema básico de vacinação.

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) informou que os postos de saúde estão adaptados para evitar risco de contaminação pela covid-19, e que vem dando orientações para que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, com lavagem das mãos, uso de álcool em gel e máscara.

O ministério ressalta o aumento da resistência ou do descuido da população em relação à vacinação, que têm crescido nos últimos anos. “Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo”, alerta o ministério.

Deixe seu Comentário