Assembleia Legislativa inaugura usina solar e prevê economia com energia a partir deste mês

Sistema fotovoltaico instalado no prédio da ALEMS tem potência de 1,3 MWp e cobertura para futuras ampliações

25 JUN 2025 Por Redação Jota FM 18h29

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) inaugurou nesta quarta-feira (25) uma usina solar fotovoltaica instalada no teto do prédio sede. O sistema terá capacidade para abastecer toda a estrutura atual da Casa de Leis e futuras instalações previstas até 2050.

Com potência de pico de 1,30 megawatts e produção estimada de 1,9 milhão de quilowatts-hora por ano, o investimento busca reduzir a despesa mensal de aproximadamente R$ 110 mil com energia elétrica. A expectativa é que a geração comece ainda este mês.

“Estamos preparando a Assembleia para os próximos 20 anos, com uma gestão eficiente e voltada à sustentabilidade”, afirmou o presidente Gerson Claro (PP). Ele destacou que a estrutura interna do prédio já havia sido modernizada pela gestão anterior, o que facilitou a implantação do novo sistema.

O primeiro secretário da Alems, deputado Paulo Corrêa (PSDB), explicou que a estrutura foi planejada com margem adicional de 25% para cobrir futuras demandas. Ele informou ainda que a equipe técnica estuda a aquisição de baterias para funcionamento autônomo em dias nublados ou com instabilidade na rede elétrica.

Foram instalados 1.907 módulos fotovoltaicos e oito inversores, cobrindo uma área de 6.100 metros quadrados no teto do prédio. Segundo o arquiteto Neder Schabib Peres, a obra foi finalizada em cerca de 60 dias. A instalação foi executada pela empresa MS Energy Engenharia.

Leia Também